-
Francisco Furtado especialista em transportes diz que lhe faz confusão como se debate o tema na Região - 14 horas atrás
-
Mário Mota Borges garante que serão tomadas as medidas necessárias para garantir bom funcionamento do Porto de Ponta Delgada - 14 horas atrás
-
Governo açoriano lamenta pedido de deputados para fiscalização da nova Lei do Mar - 15 Janeiro, 2021
-
Nova Lei do Mar no Tribunal Constitucional por iniciativa de 38 deputados do PS, PSD e PCP - 15 Janeiro, 2021
-
Secretário Regional do Mar e das Pescas garante grua de dez toneladas para o Porto do Topo de São Jorge - 15 Janeiro, 2021
-
IL/Açores questiona executivo sobre rebocadores do porto de Ponta Delgada - 14 Janeiro, 2021
-
Capitão do Porto da Horta apresenta cumprimentos de despedida em São Roque do Pico - 13 Janeiro, 2021
-
PCP/Açores exige que Fundo Pesca seja um verdadeiro apoio aos pescadores açorianos - 13 Janeiro, 2021
-
Corveta António Enes transporta material para o Farol da Ponta da Barca - 12 Janeiro, 2021
-
Assembleia da República altera bases da política do espaço marítimo e integra ações das ilhas - 12 Janeiro, 2021
Rui Bettencourt destaca o potencial do Mar dos Açores para o projeto europeu
O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas afirmou hoje, em Lisboa, que os Açores têm um “forte desejo, apetência e vocação” para integrar e participar no projeto de construção europeia através do seu mar.
Rui Bettencourt, que falava na conferência inaugural da Cátedra Jean Monnet da Universidade Nova de Lisboa sobre ‘Política Marítima Integrada e crescimento azul na União Europeia’, considerou que este projeto é “entusiasmante”, sublinhando que o mar desempenha um importante papel para os Açores e para a Europa, “unindo as pessoas, com mais desenvolvimento, construindo um futuro com mais coesão e com mais qualidade de vida para todos os cidadãos europeus”.
Na sua intervenção, o titular da pasta das Relações Externas salientou que a Política Marítima Integrada é “uma política central para a Europa e para os Açores”, constituindo “um pilar fundamental para o seu desenvolvimento”.
“O mar, nas suas múltiplas vertentes, é central para as nossas políticas regionais. Pescas, transporte de pessoas e mercadorias, náutica, turismo, aquacultura, investigação científica marinha, conservação do ambiente e recursos marinhos são aspetos que fazem do mar um ativo fundamental para os Açores”, frisou.
Rui Bettencourt recordou que a Zona Económica Exclusiva dos Açores tem cerca de um milhão de quilómetros quadrados, acrescentando que “os Açores são a região mais marítima da Europa, com cerca de 29% da Zona Económica Exclusiva europeia e mais de metade da portuguesa”.
Nesse sentido, salientou a posição geográfica dos Açores como “um ponto estratégico para explorar os vastos recursos do mar profundo”.
O Secretário Regional disse ainda que pretende “ir mais longe” na afirmação da importância da investigação marinha que se faz nos Açores, com o arquipélago a assumir-se como “uma região central para a investigação dos oceanos”, exemplificando com a instalação do Observatório do Atlântico e do Atlantic International Reserch Center – AIR Center, na sua valência dedicada aos oceanos.
“Estamos atentos às potencialidades que a Estratégia para o Atlântico e o seu plano de ação podem representar para os Açores”, afirmou.
Rui Bettencourt referindo-se ainda à condição dos Açores como Região Ultraperiférica, considerando que isso constitui uma “vantagem competitiva” para se aproximarem dos melhores ‘standards’ europeus e globais, através de estratégias concertadas com as outras regiões da Macaronésia, com quem têm vindo a desenvolver projetos transnacionais de grande importância.
Fonte: GaCS