Social
“Sem aposta no conhecimento científico seremos espoliados nos nossos recursos naturais”

“Sem aposta no conhecimento científico seremos espoliados nos nossos recursos naturais”

O Bloco de Esquerda alertou hoje para as graves consequências que o desinvestimento na ciência terá para o futuro dos Açores.

Este desinvestimento está a negligenciar a importância do potencial negocial que o conhecimento científico sobre os nossos recursos – especialmente os marítimos – terá no âmbito de futuras negociações com as grandes multinacionais que – mais cedo ou mais tarde – quererão explorar o nosso mar. “Sem o conhecimento científico adequado seremos espoliados nos nossos recursos endógenos”, frisou a deputada Lúcia Arruda.

O alerta foi deixado hoje através de um voto de protesto pelo desinvestimento na ciência e investigação – nas várias áreas do conhecimento e em particular nas áreas da economia azul e ciências do mar – quer pelo Governo da República, quer pelo Governo Regional dos Açores. O voto acabou por ser chumbado apenas com os votos contra do PS.

A deputada do BE lembrou que há dois anos e meio que o Fundo Regional para a Ciência não abre vagas para Doutoramento e Pós Doutoramento, e que, com o fim de projetos e bolsas, entre Dezembro de 2014 e o fim do corrente mês de março, a Região perde mais de 70 investigadores, que ficam sem saber o que será feito das suas vidas, ou das linhas de investigação que desenvolveram ao longo dos últimos anos.

O desinvestimento da Região e do País na ciência e investigação está em contraciclo com os objetivos programáticos da Comissão Europeia para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, que acentuam a centralidade do crescimento azul e da economia verde como peças fundamentais de construção da União Europeia.

Sendo Portugal o país responsável pela maior zona económica exclusiva da UE – um estatuto que só se torna possível pela posição geográfica do arquipélago dos Açores – o conhecimento científico sobre o Mar apresenta-se como uma oportunidade fundamental para o desenvolvimento económico dos Açores”, insistiu a deputada Lúcia Arruda.

Fonte: BE Açores

Deixe um Comentário