Social
“Botes baleeiros dos Açores são um património que importa conhecer ainda melhor”

“Botes baleeiros dos Açores são um património que importa conhecer ainda melhor”

A deputada socialista Renata Correia Botelho falava esta quinta-feira, em plenário regional, na cidade da Horta.

“Na ótica do Grupo Parlamentar do PS é importante identificar e inventariar os diferentes processos e técnicas tradicionais de construção dos botes baleeiros e das suas especificidades na História e no património imaterial da baleação dos Açores. Foi por isso que apresentámos justamente esta proposta”, explicou Renata Correia Botelho.

Renata Correia Botelho considerou que o “bote baleeiro é, independentemente da técnica de construção utilizada, o mais importante vestígio material do património baleeiro e da cultura da baleação”, que atualmente assume um “caráter essencialmente lúdico e turístico, e presente um pouco por todo o arquipélago”.

Para a deputada socialista é “importante conhecer melhor a dimensão imaterial dos botes baleeiros e entender as várias técnicas, estudá-las, conhecer as comunidades nas quais surgiram, as vivências que lhe eram inerentes, as inúmeras razões que terão levado a essas especializações”.

“Ao que tudo indica, os botes baleeiros de S. Miguel eram diferenciados na sua técnica construtiva, mas isso deve ser estudado, procurando saber igualmente se existirão outras diferenciações”, explicou.

Conforme destacou a deputada socialista, “este nosso património pertence a todo o povo Açoriano, é resultado da capacidade criativa e do génio inventivo dos primeiros grandes construtores navais açorianos”.

“A história da baleação nos Açores é transversal a todas as ilhas do arquipélago, configurando uma importante e incontornável peça histórica da nossa identidade insular, de uma cultura que é nossa e que nos une”, finalizou Renata Correia Botelho.

Fonte: Açores 9

Deixe um Comentário