Social
Seminário “A Pequena Pesca: potencial para a sustentabilidade” // 29 a 30 de maio em Sesimbra

Seminário “A Pequena Pesca: potencial para a sustentabilidade” // 29 a 30 de maio em Sesimbra

O Seminário “A Pequena Pesca: potencial para a sustentabilidade” é uma organização da PONG-Pesca (Plataforma de Organizações Não Governamentais portuguesas sobre a pesca), plataforma da qual fazem parte oito ONG de ambiente a trabalhar em Portugal*. O Seminário conta com a coorganização da Câmara Municipal de Sesimbra e da Mútua dos Pescadores e decorrerá no próximo dia 29 e 30 de junho 2016 em Sesimbra. São ainda parceiros do evento a Docapesca – Portos e Lotas, SA, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a Rede Europeia das Zonas de Pesca (FARNET) e a Low Impact Fishers of Europe (LIFE).

A pequena pesca foi desde o início uma das principais preocupações da PONG-Pesca, pois para além de ser muito representativa da realidade da pesca nacional, possui um enorme potencial de sustentabilidade, tanto a nível ambiental, como económico e social. Num momento em que o novo Programa Operacional para o Mar – PO Mar 2020 –  está a ser lançado, pretendemos organizar um evento que permita informar todas as partes interessadas das oportunidades de financiamento disponíveis e iniciar o desenvolvimento de ideias e candidaturas. Para isso, a PONG-Pesca associou-se a um conjunto de co-organizadores e parceiros bastante diversificado que permitirão abordar de forma detalhada e efetiva vários temas importantes, como a comercialização, a diversificação, a investigação, o associativismo e a higiene e segurança no trabalho.

O referido evento visa a participação de todos os interessados na pequena pescas e na conservação do meio marinho, desde os pescadores e os seus representantes, responsáveis pela tutela, investigadores, empresários, autarcas, etc. e tem os seguintes objetivos principais:

1- Apresentar casos de sucesso nacionais e internacionais em diversas áreas,  tais como projetos de valorização e inovação dos produtos da pesca, diversificação de atividades e parcerias entre pescadores e cientistas, entre outros.

2- Dar a conhecer o Fundo Europeu dos Assuntos Marinhos e das Pescas, PO Mar 2020 e outras ferramentas de financiamento, sobretudo no que toca às rúbricas dedicados e disponíveis à pequena pesca.

3- Identificar e analisar os principais desafios de gestão sustentável da pequena pesca, delinear projetos passíveis de financiamento e contribuir para a criação de sinergias e parcerias entre os stakeholders da Pequena Pesca.

Incrições gratuítas mas obrigatórias: pong.pesca@gmail.com

seminario-pong-16-copy

Deixe um Comentário