Social
Submarino Tridente em Ponta Delgada

Submarino Tridente em Ponta Delgada

O submarino NRP Tridente vai estar hoje em Ponta Delgada, permanecendo até  24 de Julho.

O submarino estará aberto a visitas no seguinte horário:
Sexta-feira – das 14h00 às 19h00;
Sábado – das 09h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h25.

Dada a especificidade do navio e o local onde ficará atracado, os interessados deverão dirigir-se ao edifício do Comando da Zona Marítima dos Açores, Avenida Infante D. Henrique, a fim de se inscreverem e terão que ter no mínimo 12 anos de idade.
O submarino Tridente e o seu irmão Arpão, são submarinos tipo 209PN, submarinos oceânicos de elevada autonomia, baseados no modelo Alemão U 209.
Apesar de evoluírem dos U209, estes submarinos são muito idênticos aos U214, tendo requisitos operacionais adaptados às necessidades do Estado Português.
As suas características mais marcantes são o incremento extraordinário das suas capacidades furtivas e da sua autonomia em imersão, sem necessidade de carregar baterias e desse modo colocar o mastro Snort fora de água, o que o torna vulnerável à deteção radar por meios aéreos de vigilância marítima.
Snort é o termo técnico para a operação em que o submarino totalmente imerso mas perto da superfície – 12 a 18 mts abaixo da linha de água – põe um tubo fora de água – o mastro Snort – para alimentar a ar os motores diesel de combustão interna que recarregam as baterias do submarino para um novo período de imersão profunda.
A reduzida assinatura acústica, electromagnética e térmica transforma-o num dos submarinos convencionais mais furtivos do mundo, impossíveis de detectar sem recurso a elevados meios de superfície, munidos de sensores sofisticados de última geração, com operadores muito treinados, em condições ambientais favoráveis e com muita sorte à mistura.
A conjugação de todos estes fatores numa determinada área Oceânica num determinado momento, tendo em conta a disponibilidade de meios de superfície existentes, a enorme sofisticação de sensores e armamentos necessários e o elevado tamanho das áreas de patrulha que têm de ser cobertas conferem ao submarino uma enorme vantagem táctica, permitindo-lhe uma iniciativa que o torna de facto o Senhor dos Mares, com a capacidade real de desbaratar e destruir forças de superfície muito mais numerosas e poderosas.
O Tridente foi construído nos estaleiros alemães howaldtswerke-Deutsche Werft, em Kiel, e  Nordseewerke em Emden, conjuntamente com o NRP Arpão.
A sua construção iniciou-se em 7 de Março de 2005 com o corte da primeira chapa, tendo a cerimónia do seu baptismo e lançamento à água ocorrido em 15 de Julho de 2005.
A entrega à Marinha deu-se no primeiro trimestre de 2010.

Foto: © Marinha Portuguesa

Fonte: Diário dos Açores

Deixe um Comentário