-
Família com covid-19 vítima de intoxicação tratada em câmara hiperbárica da Marinha - 19 Janeiro, 2021
-
Fragata Vasco da Gama comemora 30 anos ao serviço da Marinha e de Portugal - 19 Janeiro, 2021
-
Salvas 54 vidas no mar dos Açores em 2020 - 19 Janeiro, 2021
-
Reposição de combustível no Corvo gera discordâncias entre o governo e a EDA - 19 Janeiro, 2021
-
Lara Martinho defende desburocratização dos fundos europeus de pesca - 19 Janeiro, 2021
-
Vende-se jangada para 6 pessoas com suporte por 650 euros - 19 Janeiro, 2021
-
Francisco Furtado especialista em transportes diz que lhe faz confusão como se debate o tema na Região - 18 Janeiro, 2021
-
Mário Mota Borges garante que serão tomadas as medidas necessárias para garantir bom funcionamento do Porto de Ponta Delgada - 18 Janeiro, 2021
-
Governo açoriano lamenta pedido de deputados para fiscalização da nova Lei do Mar - 15 Janeiro, 2021
-
Nova Lei do Mar no Tribunal Constitucional por iniciativa de 38 deputados do PS, PSD e PCP - 15 Janeiro, 2021
Governo dos Açores adjudica obras de reabilitação da Fábrica da Baleia de Porto Pim, na Horta
A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente adjudicou hoje a empreitada de reabilitação das instalações da Fábrica da Baleia do Porto Pim, na ilha do Faial, à empresa Marques, S.A., pelo valor global 890.900 euros.
A intervenção, que tem um prazo de execução de um ano, além da reabilitação do edificado e da melhoria das condições de visitação da estrutura industrial e dos espaços de trabalho, prevê a criação de um núcleo de museologia assente na arqueologia industrial, no património baleeiro e na biologia do cachalote.
A Fábrica da Baleia da Sociedade Industrial Marítima Açoreana, Lda. (SIMAL) iniciou a sua laboração em 1942 e esteve em atividade até 1974, coincidindo com o período da transformação industrial do cachalote, em que a gordura era transformada em óleo e os ossos em farinha.
A maquinaria original encontra-se em bom estado de conservação, o que faz da Fábrica da Baleia do Porto Pim um dos melhores exemplares da extinta indústria baleeira açoriana, essencial para a compreensão histórica, económica e social dessa atividade, que será enriquecida com uma exposição sobre a biologia do cachalote.
Esta intervenção vem completar o investimento feito pelo Governo dos Açores no complexo do Monte da Guia, que incluiu a reabilitação da Casa dos Dabney, que serve de sede ao Serviço de Ambiente do Faial e apresenta uma exposição sobre a Família Dabney, e a instalação do Aquário de Porto Pim, na antiga Fábrica do Tufo.
Foto: António Silveira
Fonte: GaCS