Social
Governo dos Açores adjudica obras de reabilitação da Fábrica da Baleia de Porto Pim, na Horta

Governo dos Açores adjudica obras de reabilitação da Fábrica da Baleia de Porto Pim, na Horta

A Secretaria Regional da Agricultura e Ambiente adjudicou hoje a empreitada de reabilitação das instalações da Fábrica da Baleia do Porto Pim, na ilha do Faial, à empresa Marques, S.A., pelo valor global 890.900 euros.

A intervenção, que tem um prazo de execução de um ano, além da reabilitação do edificado e da melhoria das condições de visitação da estrutura industrial e dos espaços de trabalho, prevê a criação de um núcleo de museologia assente na arqueologia industrial, no património baleeiro e na biologia do cachalote.

A Fábrica da Baleia da Sociedade Industrial Marítima Açoreana, Lda. (SIMAL) iniciou a sua laboração em 1942 e esteve em atividade até 1974, coincidindo com o período da transformação industrial do cachalote, em que a gordura era transformada em óleo e os ossos em farinha.

A maquinaria original encontra-se em bom estado de conservação, o que faz da Fábrica da Baleia do Porto Pim um dos melhores exemplares da extinta indústria baleeira açoriana, essencial para a compreensão histórica, económica e social dessa atividade, que será enriquecida com uma exposição sobre a biologia do cachalote.

Esta intervenção vem completar o investimento feito pelo Governo dos Açores no complexo do Monte da Guia, que incluiu a reabilitação da Casa dos Dabney, que serve de sede ao Serviço de Ambiente do Faial e apresenta uma exposição sobre a Família Dabney, e a instalação do Aquário de Porto Pim, na antiga Fábrica do Tufo.

Foto: António Silveira

Fonte: GaCS

Deixe um Comentário