Social
A nova Loja das Conservas tem muita lata

A nova Loja das Conservas tem muita lata

Definitivamente as conservas estão na moda e que parece ser para ficar. Depois de anos a prestigiar a imagem das conservas de peixe portuguesa, a Conserveira de Lisboa, viu chegar à cidade, nos últimos anos, novos lugares onde reinam a sardinha, a cavala, o atum (sobretudo a mais chique barriga ou ventresca) e outros compinchas do mar, em conserva – curiosamente todos na Baixa lisboeta (ou nas proximidades). São disso exemplos, além do caso citado, projectos como o Sol e Pesca (loja, bar e petisqueira), o Can the Can (restaurante) e, desde há algum tempo, também a Loja das Conservas que acaba de ser inaugurada oficialmente hoje. Esta nova loja é um projecto apadrinhado pela Associação Nacional da Indústria de Conservas de Peixe (ANICP) e reune produtos de 17 conserveiras nacionais, que comercializam ali mais de 300 referências de produtos, alguns dos quais não estavam disponíveis no país, por serem produtos exclusivos de exportação.

16023708_LEL2o

Depois de anos de forte declínio, que levou ao enceramento de muitas empresas de norte a sul do país,  a indústria conserveira portuguesa parece atravessar um bom momento. Segundo dados da própria ANICP, esta indústria – que emprega directamente mais de 3500 pessoas (e outras tantas indirectamente) – exporta actualmente para mais de 70 países e vendeu, no período de Janeiro a Setembro deste ano, cerca de 40 mil toneladas, o que representa um crescimento, face a igual período do ano anterior,  de 26% em volume e 24% em facturação, num negócio que vale actualmente 165 milhões de euros.

16023710_cZcId

Lembro-me que quando abriu o Sol e Pesca, no Cais do Sodré, as pessoas achavam um lugar interessante mas mostravam-se algo renitentes ao petisco. O mesmo me acontecia sempre que, perante amigos, revelava ser um adepto incondicional de conservas de peixe. Hoje é vê-los. Só falta exigirem que se faça hamburgers de sardinha.

Contactos: Loja das Conservas ; Rua do Arsenal, 130 Lisboa; Telefone: 911 181 210; 2ªF a Dom – 09.30h às 20.00h

Fonte: por Miguel Pires in mesamarcada.blogs.sapo.pt

Deixe um Comentário