-
Artur Lima exige e consegue suspensão da proposta das Obrigações de Serviço inter-ilhas - 16 Abril, 2021
-
José Manuel Bolieiro é o novo Vice-Presidente da Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas MarÃtimas - 16 Abril, 2021
-
Ministro do Mar e Secretária de Estado das Pescas inauguram Centro Biomarinho da Nazaré - 16 Abril, 2021
-
Ricardo Serrão Santos visita Navio de Investigação Mário Ruivo - 16 Abril, 2021
-
Embalamento de lapas instalado na nova lota do Funchal - 15 Abril, 2021
-
A tragédia do Titanic alguma vez passa pela cabeça de um passageiro num cruzeiro? - 15 Abril, 2021
-
Projecto de segurança contra incêndios está a atrasar Escola do Mar dos Açores - 15 Abril, 2021
-
A tradição do mergulho para a apanha de pérolas no Dubai - 12 Abril, 2021
-
Oito instituições assinam acordo para constituição do Observatório do Atlântico - 11 Abril, 2021
-
Conferência sobre Transportes reforçou cooperação entre as regiões da Macaronésia - 11 Abril, 2021
A nova Loja das Conservas tem muita lata
Definitivamente as conservas estão na moda e que parece ser para ficar. Depois de anos a prestigiar a imagem das conservas de peixe portuguesa, a Conserveira de Lisboa, viu chegar à cidade, nos últimos anos, novos lugares onde reinam a sardinha, a cavala, o atum (sobretudo a mais chique barriga ou ventresca) e outros compinchas do mar, em conserva – curiosamente todos na Baixa lisboeta (ou nas proximidades). São disso exemplos, além do caso citado, projectos como o Sol e Pesca (loja, bar e petisqueira), o Can the Can (restaurante) e, desde há algum tempo, também a Loja das Conservas que acaba de ser inaugurada oficialmente hoje. Esta nova loja é um projecto apadrinhado pela Associação Nacional da Indústria de Conservas de Peixe (ANICP) e reune produtos de 17 conserveiras nacionais, que comercializam ali mais de 300 referências de produtos, alguns dos quais não estavam disponÃveis no paÃs, por serem produtos exclusivos de exportação.
Depois de anos de forte declÃnio, que levou ao enceramento de muitas empresas de norte a sul do paÃs,  a indústria conserveira portuguesa parece atravessar um bom momento. Segundo dados da própria ANICP, esta indústria – que emprega directamente mais de 3500 pessoas (e outras tantas indirectamente) – exporta actualmente para mais de 70 paÃses e vendeu, no perÃodo de Janeiro a Setembro deste ano, cerca de 40 mil toneladas, o que representa um crescimento, face a igual perÃodo do ano anterior,  de 26% em volume e 24% em facturação, num negócio que vale actualmente 165 milhões de euros.
Lembro-me que quando abriu o Sol e Pesca, no Cais do Sodré, as pessoas achavam um lugar interessante mas mostravam-se algo renitentes ao petisco. O mesmo me acontecia sempre que, perante amigos, revelava ser um adepto incondicional de conservas de peixe. Hoje é vê-los. Só falta exigirem que se faça hamburgers de sardinha.
Contactos: Loja das Conservas ; Rua do Arsenal, 130 Lisboa; Telefone: 911 181 210; 2ªF a Dom – 09.30h à s 20.00h
Fonte: por Miguel Pires in mesamarcada.blogs.sapo.pt