-
Pesca comercial pode reduzir diferenciação genética nos peixes a nível mundial - 4 Fevereiro, 2021
-
Moçambique, submarinos, faróis, náufragos: breve resumo do longo currículo de Gouveia e Melo, o novo coordenador do plano de vacinação - 4 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores assegura transporte de 225 toneladas de bens e combustíveis à ilha do Corvo - 4 Fevereiro, 2021
-
Nova presidente da Lotaçor defende privatização da Santa Catarina - 3 Fevereiro, 2021
-
Catarina de Lacerda Martins, Presidente do Conselho de Administração da Lotaçor, auscultada durante a Comissão de Economia - 3 Fevereiro, 2021
-
PS/Açores saúda posição assumida pelo Presidente do Parlamento dos Açores sobre a fiscalização da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
Parlamento dos Açores propõe a Ferro Rodrigues colaboração na defesa da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
A Iniciativa Liberal quer um novo rebocador para o porto de Ponta Delgada - 3 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores avança com apoio excecional aos profissionais da pesca - 2 Fevereiro, 2021
-
Catarina Lacerda Martins é a nova Presidente da Lotaçor - 1 Fevereiro, 2021
Barco de pesca afunda-se ao largo do Topo esta manhã (vídeo)
Fontes no local disseram à RTP-Açores que um tripulante foi salvo pelos bombeiros e autoridade marítima.
A embarcação, de nome “Braga”, é um pequeno cabinado matriculado na ilha Terceira.
A autoridade marítima acaba de emitir este comunicado sobre o naufrágio.
O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) recebeu pelas 08:00 informação proveniente do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, o qual, através do n.º de emergência 112, recebera notícia de que uma embarcação de pesca estaria em risco de se afundar na vizinhança do Topo, Ilha de São Jorge.
Alertada a Capitania do Porto da Horta, o Capitão do Porto assumiu as funções de coordenador da acção de busca e salvamento e em articulação com os bombeiros da Calheta de São Jorge procederam, durante a manhã de hoje, à operação de busca e salvamento, a qual dizia respeito a um tripulante de 50 anos de idade, de género masculino, que se encontrava a bordo da embarcação de pesca local “Braga”, com porto de registo na Praia da Vitória, com um alagamento a bordo junto à costa, na vizinhança do ilhéu do Topo, na ilha de S. Jorge.
O único tripulante a bordo foi resgatado pelos bombeiros da Calheta de São Jorge, apresentando sinais de início de hipotermia, tendo já em terra sido encaminhado para o centro de saúde da Calheta.
A operação foi acompanhada por terra pelo efectivo da Polícia Marítima de São Jorge, já sido aberto um inquérito para averiguar as causas do acidente.
Na operação estiveram envolvidos o MRCC Delgada, Capitania do Porto da Horta, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e os Bombeiros Voluntários da Calheta de São Jorge.
Fonte: Vídeo de Jorge Miguel / Multimédia, RTP-A