-
Francisco Furtado especialista em transportes diz que lhe faz confusão como se debate o tema na Região - 6 horas atrás
-
Mário Mota Borges garante que serão tomadas as medidas necessárias para garantir bom funcionamento do Porto de Ponta Delgada - 6 horas atrás
-
Governo açoriano lamenta pedido de deputados para fiscalização da nova Lei do Mar - 15 Janeiro, 2021
-
Nova Lei do Mar no Tribunal Constitucional por iniciativa de 38 deputados do PS, PSD e PCP - 15 Janeiro, 2021
-
Secretário Regional do Mar e das Pescas garante grua de dez toneladas para o Porto do Topo de São Jorge - 15 Janeiro, 2021
-
IL/Açores questiona executivo sobre rebocadores do porto de Ponta Delgada - 14 Janeiro, 2021
-
Capitão do Porto da Horta apresenta cumprimentos de despedida em São Roque do Pico - 13 Janeiro, 2021
-
PCP/Açores exige que Fundo Pesca seja um verdadeiro apoio aos pescadores açorianos - 13 Janeiro, 2021
-
Corveta António Enes transporta material para o Farol da Ponta da Barca - 12 Janeiro, 2021
-
Assembleia da República altera bases da política do espaço marítimo e integra ações das ilhas - 12 Janeiro, 2021
Campanha ‘Pesca Segura’ arrancou hoje no porto da Ribeira Quente, em São Miguel
O Diretor Regional das Pescas sublinhou, na Ribeira Quente, concelho da Povoação, a importância de “todos os armadores e pescadores açorianos terem formação em segurança no mar”.
Neste sentido, a Direção Regional das Pescas, em parceria com a Federação das Pescas dos Açores, iniciou hoje a campanha ‘Pesca Segura’ com o objetivo de alertar todos os profissionais do setor para a importância de boas práticas de segurança no mar.
Luís Rodrigues, que participou na primeira ação de sensibilização desta campanha, no porto de pesca da Ribeira Quente, referiu que “esta estratégia de sensibilização se orienta para uma resposta rápida e eficaz para a resolução de um acidente”.
Nesta primeira ação participaram mais de três dezenas de pescadores e armadores daquele porto de pesca, que tiveram oportunidade de adquirir conhecimentos sobre técnicas e procedimentos em primeiros socorros e sobre proteção e combate a incêndios.
O conteúdo destas ações de sensibilização, que se irão estender a todos os portos de pesca do arquipélago, está direcionado para os acidentes a bordo das embarcações, sendo analisadas as medidas preventivas e as medidas corretivas.
“Em caso de acidente no mar, a correta intervenção só é possível se os marítimos tiverem consciência dos riscos, compreenderem as medidas de segurança e forem capazes de executar os procedimentos de prevenção e de emergência a bordo”, defendeu o Diretor Regional das Pescas.
Para esta campanha ‘Pesca Segura’ foram identificados os principais acidentes ocorridos a bordo, através de um trabalho conjunto com a Federação das Pescas.
Fonte: GaCS