-
A tradição do mergulho para a apanha de pérolas no Dubai - 2 horas atrás
-
Oito instituições assinam acordo para constituição do Observatório do Atlântico - 14 horas atrás
-
Conferência sobre Transportes reforçou cooperação entre as regiões da Macaronésia - 15 horas atrás
-
Presidente do Triângulo dos Açores defende ligação marítima Velas – São Roque - 9 Abril, 2021
-
CDS-PP continua a defender rede de radares meteorológicos nos Açores - 9 Abril, 2021
-
Manuel São João diz que formação dos pescadores é fundamental para o setor - 9 Abril, 2021
-
Ilídia Quadrado solicita dados atualizados sobre os custos de ampliação do Aeroporto da Horta - 8 Abril, 2021
-
PSD-A quer que a República comparticipe transporte marítimo de carga nos Açores - 8 Abril, 2021
-
Navio holandês em perigo de se virar, parte da tripulação já evacuada - 7 Abril, 2021
-
ESFÉRICA - 7 Abril, 2021
Campanha ‘Pesca Segura’ arrancou hoje no porto da Ribeira Quente, em São Miguel
O Diretor Regional das Pescas sublinhou, na Ribeira Quente, concelho da Povoação, a importância de “todos os armadores e pescadores açorianos terem formação em segurança no mar”.
Neste sentido, a Direção Regional das Pescas, em parceria com a Federação das Pescas dos Açores, iniciou hoje a campanha ‘Pesca Segura’ com o objetivo de alertar todos os profissionais do setor para a importância de boas práticas de segurança no mar.
Luís Rodrigues, que participou na primeira ação de sensibilização desta campanha, no porto de pesca da Ribeira Quente, referiu que “esta estratégia de sensibilização se orienta para uma resposta rápida e eficaz para a resolução de um acidente”.
Nesta primeira ação participaram mais de três dezenas de pescadores e armadores daquele porto de pesca, que tiveram oportunidade de adquirir conhecimentos sobre técnicas e procedimentos em primeiros socorros e sobre proteção e combate a incêndios.
O conteúdo destas ações de sensibilização, que se irão estender a todos os portos de pesca do arquipélago, está direcionado para os acidentes a bordo das embarcações, sendo analisadas as medidas preventivas e as medidas corretivas.
“Em caso de acidente no mar, a correta intervenção só é possível se os marítimos tiverem consciência dos riscos, compreenderem as medidas de segurança e forem capazes de executar os procedimentos de prevenção e de emergência a bordo”, defendeu o Diretor Regional das Pescas.
Para esta campanha ‘Pesca Segura’ foram identificados os principais acidentes ocorridos a bordo, através de um trabalho conjunto com a Federação das Pescas.
Fonte: GaCS