Social
E que tal um pão d’algas?

E que tal um pão d’algas?

Produto apresenta-se como uma alternativa mais saudável ao pão tradicional, por não ter adição de sal.

E que tal um pão com algas? A proposta foi apresentada esta sexta-feira, em Peniche, pelo Grupo de Investigação em Recursos Marinhos do Instituto Politécnico de Leiria.

Incluindo algas na sua confeção, o pão apresenta-se como uma alternativa mais saudável ao tradicional por não ter adição de sal.

Por enquanto, está apenas à venda em pastelarias e padarias de Peniche e Caldas da Rainha, mas poderá chegar às prateleiras da grande distribuição.

O pão com algas surgiu da vontade de descobrir novas utilizações para as algas marinhas, e de potenciar a capacidade das algas para o sector alimentar, diz Susana Mendes, a coordenadora do projecto.

O resultado foi um produto com vantagens para a saúde. Susana Mendes esclarece que o principal objectivo “era criar um pão sem sal, mas que não fosse insonso”, o que “responde logo aí a uma parte dos consumidores que devem ter cuidados com o consumo de sal”. Depois, com a adição das algas, “temos um elevado teor de minerais, fibras e antioxidantes”, acrescenta a investigadora.

As algas utilizadas não apresentam qualquer risco para a saúde dos consumidores, sendo o pão confecionado e distribuído por uma cadeia de panificação das Caldas da Rainha, embora o objectivo seja estendê-la a todo o país.

Para o autarca de Peniche, já habituado ao sucesso dos produtos relacionados com o mar, esta é mais uma aposta ganha. António José Correia destaca a importância da parceria que considera “fantástica, porque tem um empresário que está a apostar e isso é meio caminho andado”.

Tendo em conta “este suporte todo da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, este envolvimento que temos aqui e a diversidade de segmentos de procura que estão aqui representados, ao nível da restauração, IPSS, por causa de termos um produto com características muito saudáveis”, o autarca acredita que são razões mais do que suficientes para acreditar que terá sucesso.

O pão com sabor a mar recentemente conquistou o 3.º lugar no I Concurso InovCluster de Produtos Alimentares Inovadores.

Fonte: Rádio Renascença

 

Deixe um Comentário