Social
Equipa da SPEA esteve na Graciosa a estudar o painho-de-monteiro

Equipa da SPEA esteve na Graciosa a estudar o painho-de-monteiro

Nos dias 27 de Abril a 2 de Maio, uma equipa da SPEA deslocou-se ao ilhéu da Praia, na Graciosa, para mais trabalho de campo com o painho-de-monteiro Hydrobates monteiroi, no âmbito do Projecto LIFE EuroSAP.

Os trabalhos de anilhagem com recurso a redes permitiram capturar 136 painhos-de-monteiro e recapturar 114 indivíduos anteriormente anilhados.

Foram ainda capturados 16 frulhos Puffinus Iherminieri baroli e recapturados outros tantos que se encontram em plena azáfama a alimentar as crias que no final de Maio abandonarão o ninho e explorarão as águas dos Açores.

Além dos trabalhos de anilhagem a equipa deslocou-se ainda ao ilhéu de Baixo para monitorizar os 50 ninhos artificiais aí colocados no âmbito do Programa Preventing Extinctions da Birdlife Internacional e recuperar o ARU (unidade de gravação automática) que foi colocada agora no ilhéu da Praia. Os dados recolhidos por estas unidades serão agora analisados e serão importantes para estimar a população de painho-de-monteiro.

A equipa de investigação deixou a Graciosa e de 3 a 6 de Maio esteve na ilha das Flores, para confirmar as suspeitas de nidificação desta ave na ilha das Flores, prosseguindo a procura por ninhos.

Fonte: Jornal da Ilha Graciosa

Deixe um Comentário