Social
Federação de Pescas dos Açores mostra-se disponível para gerir a Estação Costeira

Federação de Pescas dos Açores mostra-se disponível para gerir a Estação Costeira

A Federação de Pescas dos Açores está disponível para assumir a gestão da Estação Costeira da Cooperativa Porto de Abrigo até que esta se recomponha financeiramente.

A posição da federação surge depois da intransigência de Liberato Fernandes, da Cooperativa Porto de Abrigo, numa primeira reunião, em transferir para a Federação a gestão da Estação Costeira. José António Fernandes, Presidente da Federação de Pescas dos Açores, diz que vai aguardar para ver “até que ponto pode ir a teimosia humana”. O desafio está lançado, com a garantia de que não vai faltar apoio aos homens do mar em termos de comunicações. Caso não exista entendimento entre as partes, a federação vai avançar com um plano de cobertura VHF de toda a região.

Fonte: RTP Açores

41 Comentários neste artigo

  1. blank

    EM RELAÇÃO A ESTE ASSUNTO, PENSEI SE DEVERIA COMENTAR OU NÃO, REALMENTE ESTE SENHOR AÇORIANO TRANSFORMOU ISTO DE TAL MANEIRA QUE TENHO POUCAS PALAVRAS PARA O DEFENIR , NO ENTANTO E NÃO VOLTANDO A COMENTAR MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO EM RELAÇÃO A ISTO PENSO QUE O SENHOR DISSE TUDO NO FINAL DO SEU COMETÁRIO “nunca fui pescador”….PENSO QUE VOCÊ PARA ALÉM DE TENTAR DESCREBILIZAR ESTE SITE NÃO PERCEBE NADA DO TEMA DAS PESCAS NOS AÇORES QUE É REALMENTE O QUE ESTE SITE TRATA, SE QUISER COMENTAR SOBRE FUTEBOL OPTE PELA BOLA OU PELO RECORD.SÓ PARA TERMINAR DIGO-LHE QUE RESPEITO TODAS AS OPINIÕES SEM NO ENTANTO CONCORDAR COM ALGUMAS E NÃO TENHO RECEIO EM DIZER O QUE PENSO, MESMO QUANDO ISSO POSSA NÃO SER O POLITICAMENTE CORRECTO .

    Responder
  2. blank
    acoriano...

    Sim gosto de comentar mas sem criticas,mas ha sempre uns Srs. que fazem comentarios mas sujos e isso nao e o meu tipo de comentarios,atirar pedras uns aos outros,nao vai a lado nenhum para isso nao perco o meu tempo comentando,mas uma coisa e certa prezando uns e desprezando outros,(na profissao que escolheram)e coisa que nao se pode aceitar,como o Sr.P.no seu ridiculo comentario que eu comentava agora porque eu estava para fora na pesca do bacalhau,por 6 meses…nunca fui pescador mas que o seja e uma profissao como outra qualquer…

    Responder
  3. blank

    Meus senhores isto está a tornar-se uma discussão de nivel pessoal, e o que julgo que se pretende com este espaço é a sã troca de ideias seja de que quandrantes ou areas do sector elas venham. Infelizmente este é o problema do sector não sabem trocar opiniões sem discutir, e sem ao menos tentarem perceber e respeitar as opiniões contrarias. ” Casa sem pão todos ralhão e ninguem têm razão”

    Responder
  4. blank
    acoriano...

    Antiquado eu creio que e voce porque bater a porta ou tocar na campainha ,significa o mesmo eheheheheheheheh…

    Responder
  5. blank
    acoriano...

    Sr.PEREIRA pelo seu escrever talvez sela melhor ir para a escola outra vez ao menos sabia depois escrever melhor (se calhar),essa palavra esta ha muito fora de uso no vocabulario portugues,nao seja arrogante com suas palavras,porque se quer luta tambem lhe posso dar luta,mas nao aqui,porque sei respeitar todos os blogs em que eu comento,mas desde ja lhe posso dizer que so agora e que eu descobri esta pagina por meio do Acoriano Oriental,nao foi por andar a pesca do bacalhau e mesmo que assim acontecesse,ser pescador de bacalhau e uma profissao como outra qualquer e nao merece ser desprezada como voce o fez,admiro muito estes homens que arriscam as suas vidas para matar a fome a si e a sua familia tambem,oica la o PEREIRA,aconcelho-o desde ja ,QUANDO BATER EM ALGUMA PORTA,SEJA NA PORTA CERTA,PORQUE DESTA VEZ BATEU NA PORTA ERRADA…

    Responder
    • blank

      …ao Acoriano Oriental e já agora há pesca.O Sr.Pereira até pode ser analfabeto, mas vocÊ é de certeza antiquado, pois já à muito tempo que as portas têm campainhas, eheheheh…

      Responder
  6. blank

    OH SENHOR ACORIANO, EM RELAÇÃO AO ESCREVER EM MAISCULAS, EU JÁ RESPONDI A ISSO, QUANTO AO RESTO SÓ QUERO DIZER QUE SE O SR. QUER RESPONDER A UM COMENTÁRIO NÃO ACHA MELHOR RESPONDER QUANDO ESTE SURGE OU ACHA MELHOR RESPONDE A UM COMETÁRIO 6 MESES DEPOIS COMO O SENHOR FEZ?..ONDE É QUE O SENHOR ANDOU NESTES 6 MESES ??..SE CALHAR ANDOU À PESCA DO BACALHAU, E CHEGOU AGORA AO FIM DE 6 MESES AOS AÇORES.JÁ AGORA OS SEUS COMENTÁRIOS NÃO TRAZEM NADA DE NOVO, SÃO UMA MISÉRIA(O F.C. PORTO PERDEU AO FIM DE 55 JOGOS)REALMENTE É UM GRANDE COMENTÁRIO E DECISIVO PARA AS PESCAS NOS AÇORES, SE CALHAR ACONSELHO A PARAR + 6 MESES E QUANDO TIVER ALGUMA COISA NOVA E UTIL PARA DIZER ENTÃO VENHA DIZER…..

    Responder
    • blank

      também acho que sim…Sr. Pereira. Não sei porquê mas cheira-me que a pessoa está interessada em descredibilizar o site e os problemas do setor na região.Pena que não mais consegui-o (a meu ver) que ser um bom exemplo do que muita gente que se acha inteligente anda a fazer: demorar a dar justificações/respostas/soluções ou seja aparecem sempre em offside e fora de tempo e depois fomentar clubismos e dividir a malta pa reinar (pó $$$+poder)…Fique sabendo sr a-cor-iano que primeiro que fervoroso adepto do FCP gosto de ver bom futebol e segundo que tenho grande apreço pelo Sr.º PEREIRA porque ao contrario de muito boa gente não é tolo, tem opinião própria é uma pessoa correta e com valores, mais do que isso respeita opiniões contrarias às suas e sabe dialogar.Tem dado um contributo imenso a este site e deve-se a ele grande parte da saudável e alegre discussão neste site.Por isso sr a-cor-iano o melhor é remeter-se à sua insignificância e aos jogos do seu clube,eheheheheh.

      Responder
      • blank
        acoriano...

        Quanto ao que me diz,isso do sr. Pereira,da a entender que voce nao diz a verdade,porque dialogar nao quer dizer que seja a mesma coisa como criticar as pessoas…que e isso que ele so sabe fazer…

        Responder
  7. blank

    EPÁ…SENHORES DA APEDA , ESTE ESPAÇO DE COMENTÁRIOS TÁ FICANDO UMA DESGRAÇA…POR FAVOR..ISTO ERA UM ESPAÇO INTERESSANTE ATÉ Á POUCOS DIAS..ENTÃO AGORA METEM COMENTÁRIOS ALTERNADOS NÃO RESPEITANDO A DATA DA SUA INTRODUÇÃO??? ASSIM NINGUEM SE ENTENDE…POR FAVOR INSERAM OS COMENTÁRIOS CONFORME A SUA ULTIMA ENTRADA, PORQUE ASSIM PERDE-SE COMPLETAMENTE O RACIOCINIO…NÃO ACHA SR.VITOR??

    Responder
    • blank
      acoriano...

      Se O Sr. PEREIRA entendesse melhor como esta pagina trabalha,duas coisas que lhe queria explicar….Primeira quando se escreve em qualquer pagina de comentarios,nunca se escreve em mausculas porque da a entender que o sr. esta a escrever como zangado ou quer ser mais alto do que qualquer um,…a resposta para si e …nao…aqui ou em qualquer sitio,somos todos iguais,nao diferenca se alguem e rico ou pobre,velho ou novo,homem ou mulher etc…SEGUNDA…nesta pagina o sr. pode ver com os seus olhos que em cada comentario ha uma linha a separar cada comentario e ao lado e dentro de cada espaco ha sempre a palavra RESPONDER,o que significa que se pode responder separadamente a cada comentario,veja o sr. que nao ha nada errado respondendo e colocando datas alternadas visto pertencer a cada comentario…

      Responder
  8. blank
    acoriano...

    Estacao Costeira Porto de Abrigo…uma estacao que merece ser ajudada em todos os meios,visto ser uma estacao virada para o salvamento de vidas e nao so,for favor deixem de a criticar e ajudem-na no melhor possivel,vejam o que se passa com o homem que esta sempre pronto para ajudar qualquer pessoa nao so os pescadores como qualquer pessoa dentro da sua area,passa a maior parte do seu tempo ajudando a todos,que brevemente o seu grande esforco seja reconhecido,tambem pelo governo (o que infelizmente nao acontece) ja que muitos nao compreedem e so sabem e comentar ao contrario da propria realidade…

    Responder
  9. blank
    Açormar

    Leio com agrado todos os comentarios que por aqui passam. Viva a liberdade de expressão!!Em relação ao assunto da estação costeira, finalmente foram tomadas posições que podem marcar a diferença, ou seja, foi demonstrado o quanto é importante manter esta estação, e também que a associação veja “nós” Açorianos (pescadores, armadores ou cidadão) estamos atentos aos problemas, da nossa sociedade. Espero que agora o operador da estação possa regularizar a sua situação de forma definitiva, e que continui a prestar o seu excelente serviço a todos os homens do mar. Parabens ao site da APEDA pela sua contribuição a este e a todos os assuntos que por aqui se debate.

    Responder
  10. blank
    Frota Azul

    Federação do governo regional desistiu da ideia notiçias na rdp açores 18:00

    Responder
  11. blank

    Senhores, gostei!Gostei de ver estes comentadores todos a de bater um assunto que diz respeito a todos nós e que é muito importante.Não párem de debater sob estes e outros assuntos que digam respeito à classe piscatória, ponham as vossas opiniões cá para fora sem rancores e ataques pessoais, pois, da discussão nasce a luz…É verdade, nós sabemos quem é essa Sombra a quem se refere o Sr Frota Azul e foi a mesma que soprava ao ouvido do Sr. Liberato para esconder dos pescadores de S.Miguel a diferença de peso das caixas azuis que era de 400 gramas (agora é sòmente 200gramas)o que acarretou em prejuizo para os pescadores da Região,nos primeiros cinco anos, mais de vinte milhões de €uros que ficaram nas mãos dos compradores de mão beijada…e o roubo continua agora são só 200 grs!!!

    Responder
  12. blank
    Lulinha

    Já sei quem é…..SS MARPANPE !!!!

    Responder
  13. blank
    Açoreano

    E homen que já salvou vidas como fica nessa historia toda

    Responder
  14. blank
    Advogado

    Isso é um caso para o tribunal de contas e para a troika tem dinheiro publicos envolvidos.
    Uns a apertar o cinto e outros a gastar em coisas que já existe.

    Responder
  15. blank

    De facto visto em 3D vemos uma sombra ou melhor uma “Alma” mesmo mesmo ao lado a sussurrar o que o dito cujo têm q dizer.

    Cromos das Pescas

    Responder
  16. blank
    Jurista

    Isto sem o Srº. Pereira fica muito morto. Está a faltar um bocadinho de pimenta.

    Responder
  17. blank
    Frota Azul

    Meus senhores deixo aqui uma descoberta feita logo após a reportagem do senhor presidente da federação.
    Meus senhores se virem a reportagem da rtp açõres em 3D sim com oculos 3D vão reparar que existe uma sombra ao lado do presidente da federação das pescas a susurrar no ouvido do presidente.
    Então deixo a seguinte pergunta quem será a misteriosa sombra???

    Responder
  18. blank
    Observador

    Meus Senhores, em especial Sr. Pereira com maiúsculas/ minúsculas ou aos “BERROS” eu gosto da forma que escreve (Esta forma de escrita em maiúsculas identifica-se da seguinte forma “BERROS”, para esclarecimento de algumas pessoas que não saibam (peço desculpa se vos estou a induzir em erro), mas passamos à frente porque considero esta questão é de menos importância.
    Sr. Pereira, vossa Excelência é muito SABIA, demonstra ter conhecimentos muito profundos do Sector, sabe do que fala, só por isso vale a pena ler com alguma atenção os seus escritos, os quais aprecio e me delicio, embora possa discordar de alguns deles, mas isso é saudável. Julgo que não devemos levar este tipo de comentários tão a peito e personalizados, devemos debater ideias isto sim é que é saudável.
    Sobre o que originou estes comentários, julgo que os Senhores se esqueceram da Estação Rádio Naval da Horta (talvez merecesse alguns comentários da nossa parte sobre esta?), porque sim esta é que tem a obrigação de assegurar os serviços de comunicações nos Açores. Então com quantas estações vamos ficar nesta Região, já pensarão que primeiro deveriam falar com a ANACON a saber se à lugar para mais estações?.
    Sr. Pereira discordo quando diz que finalmente alguma coisa de positivo deste Sr. deixe-me lembra-lhe que a Federação das Pescas nos poucos meses que leva de actividade com esta direcção já realizou a Semana do Pescador em São Miguel e outras medidas relacionadas com o novo entreposto frigorifico aqui em São Miguel, pelo menos têm feito algo. Não leve estas coisas tão a peito ao ponto de ficar chateado, pois esta vida são dois dias e temos que os viver com alegria e emoção, por isto o que lá vai lá vai e vamos para a frente. Boas Pescarias

    Responder
  19. blank
    Pesca Radical

    Se os comentarios não têm nada a haver com o que o Sr. disse pode-se concluir que ou se explicou mal ou então todos os outros como você sugere são “menos inteligentes”.
    Realmente existem pessoas que lidam muito mal com a opinião contraria.
    Talvez seja este o mal do sector, todos falam mas ninguem ouve….

    Responder
  20. blank
    PEREIRA

    SR.PESCA RADICAL, EM RELAÇÃO AO ESCREVER EM MAIUSCULAS FOI UM Á PARTE, DESDE QUE INSERI COMENTÁRIOS NESTE SITE, FOI SEMPRE EM MAIUSCÚLAS , NÃO COM O SENTIDO EM QUE DIZ DE FALAR AOS BERROS, MAS SOMENTE PARA DIFERENCIAR DOS RESTANTES E POSSO DIZER-LHE QUE NÃO ESTOU A FALAR AOS BERROS.
    EM RELAÇÃO A ESTE ASSUNTO NÃO O VOU COMENTAR MAIS , PORQUE JÁ VI QUE OS COMENTÁRIOS NÃO TÊM NADA A VER COM O QUE EU DISSE E PARA PESSOAS MAIS OU MENOS INTELIGENTES DE CERTEZA QUE COMPREENDERAM O MEU PONTO DE VISTA, POR ISSO SOBRE ESTE ASSUNTO NÃO FALAREI MAIS….

    Responder
  21. blank
    Pesca Radical

    Sr. Pereira em primeiro lugar escrever em maisculas em forums ou nos comentários significa falar aos berros, por isso agradeço qu fale mais baixo, em segundo lugar respeito as suas opiniões, mas julgo que ver o problema só de um lado nunca foi boa Politica, mas o mais importante é o Sr. estar a confundir uma instituição com as pessoas que a representam, reafirmo aquilo que disse antes o grave de tudo isto é o possivel desaparecimento de uma Associação com os naturais prejuizos para os seus associados, que serão eles que deixaram de ter uma voz em sua defesa.
    Quanto á Federação das Pescas só posso dizer que estranho muito que após tantos meses sobre a presidencia deste Sr. até á data não existe uma unica posição que seja contraria á da tutela. (Sinistro!!!!)

    Responder
    • blank
      acoriano...

      Bom comentario … apoiado,ha pessoas que so sabem e fazer barulho com a boca falando mal dos outros,era bom que antes de comentarem pensar primeiro e o melhor que tenham a fazer…

      Responder
  22. blank
    desNorte

    Por acaso até sou sócio…mas é só do Futebol Clube do Porto.

    Responder
    • blank
      acoriano...

      Ha…do grupo que na passada semana levou uma derrota do grupo que lhe tirou a mania de ganhar sempre os jogos?…ha ha ha

      Responder
      • blank

        esse mesmo…há que saber perder para saborear o ganhar;)…como é preciso saber ouvir, para promover dialogo…

        Responder
        • blank
          acoriano...

          voces portistas tinham sempre a mania da mama,quer dizer da ganha,mas ao fim de 55,deram uma queda…

          Responder
  23. blank
    PEREIRA

    ESTE DE CERTEZA QUE É DA DIRECÇÃO…………..HÓ AMIGO (o local para aprovar as contas anuais da Porto de Abrigo é nas Assembleias-Gerais e só aos sócios compete tomar juizo de valor)O DINHEIRO QUE O SENHOR FALA FOI TODO DE MAMA E DE CERTEZA QUE NÃO FOI DADO AOS PESCADORES E É DINHEIRO DOS CONTRIBUINTES OU DE LÁ DONDE ELE VEM…..MAS O QUE É QUE O SR. QUERIA??QUE O GOVERNO CONTINUASSE A DAR DINHEIRO AO DESBARATO E ESSE DINHEIRO DEPOIS NÃO TINHA JUSTIFICAÇÃO???ERA SÓ PEDIR E DAR + E+ E+ ???, COMO DISSE NO PRINCIPIO, VOCÊ SÓ PODE PERTENCER Á DIRECÇÃO.

    Responder
    • blank
      Desgoverno

      Sr Pereira não me diga que é dos tais que recebeu uns barquinhos de graça

      Responder
    • blank
      Pesca Radical

      Sr. Pereira respeite as opiniões dos outros, para que se respeite a sua, senão quem aqui vem tambem o pode acusar de ser um Mandado do Governo.
      Pede-se Bom senso a todos

      Responder
  24. blank
    desNorte

    É mesmo à Zé português…se outro fez, porque que é que este não pode fazer, o local para aprovar as contas anuais da Porto de Abrigo como do grande vencedor FCP é nas Assembleias-Gerais das mesmas e só aos sócios/aos da casa compete tomar juízo de valor se o dinheiro desapareceu ou se foi mal gasto, caso não concordem com o relatório de contas, que peçam uma auditoria. Fica aqui o meu lamento pelo povo dos Açores remarem todos para lados opostos, pois de terra pequena que são ainda se conseguem diminuir… a que ter opinião mas também saber ouvir e não confundir relações pessoais com o carater profissional da pessoa…ao Senhor que profere as declarações pergunto: Não foi a Federação das Pescas criada para uma maior união e melhor representação de TODAS as associações da região Autónoma dos Açores!? Qual a proposta de cedência concretamente falando da Federação à Cooperativa da Porto de Abrigo!?

    Responder
  25. blank
    PEREIRA

    ÓH MEUS AMIGOS, OU VOCÊS FAZEM PARTE DA DIRECÇÃO DA PORTO DE ABRIGO….OU ENTÃO SÃO UNS GRANDES TÓTÓS….FOCÊS POR ACASO CONHECEM OS VALORES (ALTOS) QUE A PORTO DE ABRIGO RECEBEU AO LONGO DOS ANOS E COMO ESTÃO AS SUA CONTAS?????? ONDE FOI PARAR O DINHEIRO???PARECE O PINTO DA COSTA QUE TODOS OS ANOS FAZ GRANDES VENDAS E NO FINAL O SALDO É NEGATIVO…..HÓ MEUS AMIGOS TENHAM DÓ…ESTA ASSOCIAÇÃO NÃO DEFENDE BEM OS PESCADORES DESTA MANEIRA.

    Responder
    • blank
      acoriano...

      VOCE FALA COMO UM PALHACO DE CIRCO NAO CUSTA NADA DEITAR A MAO AO QUE JA ESTA FEITO POR OUTROS COM O SEU GRANDE TRABALHO INSTALARAM A ESTACAO COSTEIRA,VOCE PELO SEU FALAR E QUE FAZ PARTE DA FEDERACAO DAS PESCAS …( do governo regional )AO MENOS E O QUE NOS DA A ENTENDER…

      Responder
  26. blank
    Desgoverno

    Qua raio de Federação é essa no lugar de ajudar a Porto de Abrigo tenda é prejudicar acho que não é a Federação das pescas acho que o nome certo é Fderação do Governo Regional dos Açores.
    É raro o homen falar a favor dos pescadores quando fála e só asneiras.

    Responder
  27. blank
    Armador

    Pareçe que para aqueles lados da Federação não há crise com a solução de várias estaçãoes VHF isso é uma alegria brincar com o dinheiro de todos nós quando há tando problema nas pescas.
    Já agora quando há tando dinheiro na federação era melhor ter uma estação vhf por cada barco e um lançamento de misseis em cada assoçiação apontados para a S?.

    Responder
  28. blank
    Pesca Radical

    De facto a solução até pode ser esta, mas olhe Sr. Pereira embora respeite a sua opinão não sei qual o motivo para estar contente com o desaparecimento da Porto de Abrigo, não só é pessimo para as pescas assim como será uma derrota enorme para os pescadores micaelenses. Assim como assistir ao encerramento de uma Associação q foi pioneira do movimento associativo no sector das pescas em meu entender será sempre de lamentar, ainda por cima quando aos olhos da opinião publica esta polemica com o Governo está muito mal explicada. Ponham todos tino nestas cabeças e pensem mais no muito que está por fazer.

    Responder
  29. blank
    PEREIRA

    BEM…FINALMENTE ALGUMA COISA DE POSITIVO VINDO DESTE SENHOR JOSÉ ANTÓNIO FERNADES, NO ENTANTO E COMO JÁ TINHA REFERIDO NUM ANTERIR COMENTÁRIO, BASTAVA ISTO PARA SE RESOLVER O PROBLEMA DA ESTAÇÃO COSTEIRA E ASSIM ACABAR COM ESTE BLÁ BLÁ BLÁ QUE TAMBEM JÁ COMEÇAVA A CHEIRAR MAL DE O HOMEM NÃO RECEBER NÃO SEI Á QUANTOS MESES, BLÁ BLÁ QUANDO A SOLUÇÃO ESTAVA AI Á VISTA DE TODOS… NO ENTANTO PENSO QUE ISTI SERÁ SEM DUVIDA O FIM DA PORTO DE ABRIGO…HE HE HE

    Responder

Deixe um Comentário