-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Fileira do Pescado levou à Assembleia da República o melhor do Mar Português
A Fileira do Pescado realizou no dia 27 de novembro uma degustação na Assembleia da República com várias preparações feitas exclusivamente com pescado português, onde marcaram presença dezenas de deputados e representantes de instituições ligadas ao setor. Este evento procurou demonstrar a potencialidade e qualidade do pescado nacional e sensibilizar a comunidade política para a importância deste setor na economia portuguesa.
O evento surpreendeu os convidados com as potencialidades do pescado nacional na confeção de pratos sofisticados. A degustação, coordenada pela Chefe Patrícia Borges da Escola de Hotelaria de Peniche, serviu iguarias confecionadas exclusivamente com pescado português, como empadinhas de pescada, wraps de atum, Tapenade de sardinha, salada colorida de carapau em finger-food, mini torricado de bacalhau e cavala de escabeche em 4 pimentos.
Neste evento, a Fileira do Pescado relembrou a importância do mar na história de Portugal e do setor das pescas enquanto motor de desenvolvimento económico, social e cultural do nosso país, partilhando alguns dados importantes como o peso no PIB Português – 2,5 mil milhões de euros – os 90.000 empregos diretos e indiretos que o setor gera atualmente, e o seu peso nas exportações nacionais, onde já representa 810 milhões de euros. A questão da saúde não foi esquecida, com o impacto positivo do consumo do pescado na economia a médio e longo prazo, através da diminuição dos gastos associados às doenças que mais afetam os portugueses. A vertente de atração turística do pescado nacional foi realçada, já que este é reconhecido pela sua qualidade excecional a nível mundial como o melhor peixe do mundo.
No campo da política europeia foi destacado o reconhecimento de Portugal pelas suas práticas sustentáveis que se devem ao cumprimento rigoroso da Politica Comum de Pescas e das quotas de pesca. A Fileira do pescado deixou um apelo a todos os presentes para que ajudem a defender este sector e a divulgar a sua importância, já que o futuro de Portugal está inegavelmente ligado ao sector das pescas, transformação e comercialização de pescado.
Fonte: Fileira do Pescado