-
Pesca comercial pode reduzir diferenciação genética nos peixes a nível mundial - 4 Fevereiro, 2021
-
Moçambique, submarinos, faróis, náufragos: breve resumo do longo currículo de Gouveia e Melo, o novo coordenador do plano de vacinação - 4 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores assegura transporte de 225 toneladas de bens e combustíveis à ilha do Corvo - 4 Fevereiro, 2021
-
Nova presidente da Lotaçor defende privatização da Santa Catarina - 3 Fevereiro, 2021
-
Catarina de Lacerda Martins, Presidente do Conselho de Administração da Lotaçor, auscultada durante a Comissão de Economia - 3 Fevereiro, 2021
-
PS/Açores saúda posição assumida pelo Presidente do Parlamento dos Açores sobre a fiscalização da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
Parlamento dos Açores propõe a Ferro Rodrigues colaboração na defesa da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
A Iniciativa Liberal quer um novo rebocador para o porto de Ponta Delgada - 3 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores avança com apoio excecional aos profissionais da pesca - 2 Fevereiro, 2021
-
Catarina Lacerda Martins é a nova Presidente da Lotaçor - 1 Fevereiro, 2021
Governo dos Açores investe 235 mil euros na proteção da orla costeira de São Jorge
O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia disse hoje que “já foram lançados” os procedimentos de contratação de empreitada para três intervenções de proteção da orla costeira na ilha de São Jorge.
Fausto Brito e Abreu, que falava durante uma visita à Fajã de Santo Cristo, afirmou que “o Governo dos Açores está a investir na gestão e requalificação da orla costeira e na monitorização, promoção e ação ambiental marinha”.
“As obras de proteção da orla costeira da Urzelina, junto ao Museu Etnográfico e no Caminho do Açogue, e da Fajã dos Vimes representam um investimento de cerca de 235 mil euros”, frisou o Secretário Regional.
“Tendo em conta as alterações climáticas e a subida previsível do nível do mar, é necessário tomar medidas que protejam o nosso território insular, as nossas populações e as nossas atividades económicas”, acrescentou.
Durante a visita à Fajã da Caldeira de Santo Cristo, o Secretário Regional do Mar referiu ainda que “já está em curso a elaboração do projeto de execução” para a intervenção no acesso a esta fajã, “prevendo-se a sua entrega no próximo mês de maio, seguindo-se a contratação da empreitada”.
A intervenção na Fajã da Caldeira de Santo Cristo prevê a realização de uma proteção costeira, através de enrocamento, junto à estrada de acesso ao caminho que liga a Fajã dos Cubres à Fajã de Santo Cristo, a reparação e construção de passagens hidráulicas, o melhoramento do piso e de pequenos muros e a construção de espaço de estacionamento no final do acesso, por forma a diminuir o trânsito de viaturas motorizadas na zona junto à lagoa.
“Os custos totais e o prazo de execução da obra apenas poderão ser confirmados após a entrega do projeto”, salientou Brito e Abreu.
Fonte: GaCS