Social
Governo dos Açores investe 235 mil euros na proteção da orla costeira de São Jorge

Governo dos Açores investe 235 mil euros na proteção da orla costeira de São Jorge

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia disse hoje que “já foram lançados” os procedimentos de contratação de empreitada para três intervenções de proteção da orla costeira na ilha de São Jorge.

Fausto Brito e Abreu, que falava durante uma visita à Fajã de Santo Cristo, afirmou que “o Governo dos Açores está a investir na gestão e requalificação da orla costeira e na monitorização, promoção e ação ambiental marinha”.

“As obras de proteção da orla costeira da Urzelina, junto ao Museu Etnográfico e no Caminho do Açogue, e da Fajã dos Vimes representam um investimento de cerca de 235 mil euros”, frisou o Secretário Regional.

“Tendo em conta as alterações climáticas e a subida previsível do nível do mar, é necessário tomar medidas que protejam o nosso território insular, as nossas populações e as nossas atividades económicas”, acrescentou.

Durante a visita à Fajã da Caldeira de Santo Cristo, o Secretário Regional do Mar referiu ainda que “já está em curso a elaboração do projeto de execução” para a intervenção no acesso a esta fajã, “prevendo-se a sua entrega no próximo mês de maio, seguindo-se a contratação da empreitada”.

A intervenção na Fajã da Caldeira de Santo Cristo prevê a realização de uma proteção costeira, através de enrocamento, junto à estrada de acesso ao caminho que liga a Fajã dos Cubres à Fajã de Santo Cristo, a reparação e construção de passagens hidráulicas, o melhoramento do piso e de pequenos muros e a construção de espaço de estacionamento no final do acesso, por forma a diminuir o trânsito de viaturas motorizadas na zona junto à lagoa.

“Os custos totais e o prazo de execução da obra apenas poderão ser confirmados após a entrega do projeto”, salientou Brito e Abreu.

Fonte: GaCS

Deixe um Comentário