Social
Ilha do Pico: Obra de proteção costeira do Cais do Mourato arranca durante o verão

Ilha do Pico: Obra de proteção costeira do Cais do Mourato arranca durante o verão

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou hoje, no Pico, que os procedimentos para a obra de proteção do Cais do Mourato, no concelho da Madalena, vão arrancar “muito em breve”, adiantando que “durante este verão a obra estará em andamento”.

Gui Menezes salientou que esta obra, reivindicada pela Junta de Freguesia das Bandeiras, consiste “no prolongamento do muro existente em cerca de 70 metros para proteger algumas das habitações”.

“É um local muito exposto e, em alturas de mau tempo e de temporal, o mar galga a terra, podendo colocar em causa as habitações”, frisou o Secretário Regional, à margem de uma visita ao local no âmbito da visita estatutária ao Pico.

A intervenção, que corresponde a um investimento de 70 mil euros e terá um prazo de 60 dias, consiste na construção de um muro de proteção em betão ciclópico com dois metros de altura, recolocando a pedra rolada existente no tardoz, a fim de evitar alguma ressonância arquitetónica na paisagem natural.

Esta intervenção pretende responder aos desafios impostos pelas alterações climáticas e pelos riscos naturais na orla costeira, salvaguardando pessoas e bens.

Fonte: GaCS

Deixe um Comentário