Social
Governo dos Açores vai candidatar a Região à certificação de “Destino Sustentável do Mundo”

Governo dos Açores vai candidatar a Região à certificação de “Destino Sustentável do Mundo”

Os Açores vão iniciar o processo que culminará com a apresentação de uma candidatura à certificação de “Destino Sustentável do Mundo”, anunciou o Diretor Regional do Turismo, durante o primeiro Congresso Internacional GSTC DESTINATIONS COMMUNITY (Comunidade Biosphere – Destinos Sustentáveis), que decorreu em Barcelona.

A Região esteve representada neste congresso a convite do Presidente do Instituto de Turismo Responsável (ITR), que é igualmente representante do Sistema de Certificação Biosphere – Turismo Sustentável em Portugal.

Este convite surgiu como reconhecimento do trabalho que o Governo dos Açores tem desenvolvido no âmbito do Turismo Sustentável, levando também a Região a apresentar a candidatura a esta certificação.

A sustentabilidade do Destino Açores tem constituído, ao longo da última década e meia de governação, um verdadeiro desafio, tendo o Governo dos Açores sempre presente a preocupação de crescer sem comprometer os valores ambientais que diferenciam o arquipélago do resto do Mundo, o que levou a que as nove ilhas açorianas fossem galardoadas com a distinção de “Segundas Melhores Ilhas do Mundo para o Turismo Sustentável”.

A realização deste Congresso teve como objetivo primordial formalizar a criação do grupo pioneiro à escala mundial do GSTC Destinations Community (Global Sustainable Tourism Council), com o propósito de partilhar boas práticas, políticas e estratégicas de comunicação acerca das ações sustentáveis desenvolvidas pelos destinos participantes, bem como, explicar publicamente os seus objetivos para os outros destinos, média, operadores turísticos e comunidade em geral.

Fotografia: António Silveira

Fonte: GaCS

Deixe um Comentário