-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023

Governo dos Açores vai promover plano de formação para os trabalhadores da COFACO
O Governo dos Açores vai apoiar um plano de formação para os trabalhadores da COFACO, no âmbito da aquisição e reforço de competências para a sua atividade profissional, anunciou hoje, no Pico, o Secretário Regional Adjunto da Presidência para os Assuntos Parlamentares.
Berto Messias, na apresentação do Comunicado do Conselho de Governo, no âmbito da visita estatutária ao Pico, realçou que esta “é mais uma medida do Governo dos Açores para apoiar os trabalhadores desta empresa, na formação e na aquisição de competências, sejam académicas ou tecnológicas”.
O Secretário Regional anunciou também que o Executivo vai celebrar um contrato ARAAL com o Município das Lajes do Pico para a “resolução da situação habitacional dos agregados afetados pela derrocada de 21 de fevereiro, na rua da Ladeira, em Santa Cruz das Ribeiras”.
Na área das pescas, o Governo dos Açores autorizou os procedimentos para arranque das “obras de construção do posto de recolha de pescado e de sete casas de aprestos do Núcleo de Pescas do Porto de São Roque, num investimento estimado de cerca de 180 mil euros”, adiantou Berto Messias.
Por outro lado, acrescentou que “também o Núcleo de Pesca da Madalena será requalificado, com um investimento estimado de cerca de 900 mil euros, a par da empreitada de requalificação do Entreposto Frigorífico da Madalena”.
“O Governo dos Açores pretende melhorar as condições de trabalho do setor das pescas na ilha do Pico, de forma a garantir mais e melhores rendimentos aos pescadores”, frisou, recordando que o Governo dos Açores, nos últimos quatro anos, investiu no setor das pescas na ilha do Pico um total que ascende a cerca de três milhões de euros.
O Secretário Regional revelou ainda diversos investimentos nesta ilha, nomeadamente cerca de 70 mil euros no Cais do Mourato, para melhorar a segurança de pessoas e bens, a asfaltagem de bermas e requalificação da envolvente à nova Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, o alargamento do tabuleiro da passagem hidráulica sobre a Ribeira do Cabo, incluindo a construção de passeios e baias de estacionamento no troço urbano que dá acesso à nova escola das Lajes do Pico.
No âmbito dos investimentos rodoviários, o Governo dos Açores, afirmou Berto Messias, vai “lançar a empreitada de construção de um muro de suporte da estrada regional de Terra do Pão, alargando a berma, num investimento de cerca de 50 mil euros”, e vai “elaborar projetos de construção dos miradouros da Cascalheira e do Planalto Central, na Madalena, estando previsto um projeto de requalificação do Miradouro do Pico da Urze”.
Para apoio ao turismo, adiantou que será “elaborado um projeto para a empreitada de beneficiação do acesso à Casa da Montanha, com uma extensão de 4.600 metros, num investimento público estimado de cerca de 1,1 milhões de euros, tendo em conta o facto de a Montanha ser um ‘ex-líbris’ incontornável, que regista uma procura crescente enquanto destino turístico de eleição”.
O Secretário Regional destacou que as receitas das unidades hoteleiras do Pico, nas suas diversas tipologias, registaram um crescimento de cerca de 22% em 2017, comparativamente com 2016, um crescimento que se situa na ordem dos 50% no número de unidades turísticas.
“Existem agora mais de 380 unidades turísticas, com uma capacidade de 2.316 camas, quando em 2014 essa capacidade era de cerca de 1.000 camas”, frisou.
No setor agrícola, Berto Messias revelou que o Governo dos Açores decidiu “celebrar um protocolo com a Associação de Produtores de Queijo do Pico para identificação de um local para instalação da sua sede, bem como a prestação de apoio técnico ao nível da certificação e controlo da higiene e segurança alimentar, contribuindo para uma melhor valorização do Queijo do Pico DOP”.
O Governo Regional vai também “apoiar a Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico – Picowines, atribuindo-lhe um apoio de 60 mil euros, destinado à contratação de consultoria especializada e certificação, promovendo a excelência e a competitividade alcançada dos vinhos do Pico”.
O Executivo, acrescentou Berto Messias, vai ainda apoiar a Cooperativa Apícola da Ilha do Pico – Flor do Incenso em cerca de 15 mil euros, a Cooperativa Verdatlântico em 130 mil euros e dará orientações à IROA para reforçar o abastecimento de água à lavoura no concelho da Madalena, através da construção de dois tanques de 250 m3 na Serra das Velhas, na Criação Velha.
“Desde 2014, o Governo dos Açores investiu, na ilha do Pico, mais de 230 mil euros no abastecimento de água às produções e cerca de um milhão de euros na manutenção de caminhos agrícolas”, frisou o Secretário Regional.
O Governo dos Açores também apoia a Santa Casa da Misericórdia das Lajes do Pico em 124 mil euros para iniciativas de prevenção e combate à violência doméstica e de género e a Santa Casa da Misericórdia da Madalena em 10 mil euros para a requalificação de uma valência que abrange cerca de 140 crianças.
O Executivo regional decidiu ainda apoiar o Pico Automóvel Clube na realização do VII Pico Play Auto Açoreana Rali, que terá lugar a 19 e 20 de outubro.
O Secretário Regional revelou, por outro lado, que o Governo dos Açores decidiu realizar as comemorações regionais do Dia da Europa na ilha do Pico, a 9 de maio.
“Neste âmbito, estão a ser preparadas várias atividades e iniciativas nos três concelhos desta ilha, em parceria com os respetivos municípios, num programa que será divulgado brevemente”, afirmou Berto Messias.
Fonte: GaCS