-
Família com covid-19 vítima de intoxicação tratada em câmara hiperbárica da Marinha - 19 Janeiro, 2021
-
Fragata Vasco da Gama comemora 30 anos ao serviço da Marinha e de Portugal - 19 Janeiro, 2021
-
Salvas 54 vidas no mar dos Açores em 2020 - 19 Janeiro, 2021
-
Reposição de combustível no Corvo gera discordâncias entre o governo e a EDA - 19 Janeiro, 2021
-
Lara Martinho defende desburocratização dos fundos europeus de pesca - 19 Janeiro, 2021
-
Vende-se jangada para 6 pessoas com suporte por 650 euros - 19 Janeiro, 2021
-
Francisco Furtado especialista em transportes diz que lhe faz confusão como se debate o tema na Região - 18 Janeiro, 2021
-
Mário Mota Borges garante que serão tomadas as medidas necessárias para garantir bom funcionamento do Porto de Ponta Delgada - 18 Janeiro, 2021
-
Governo açoriano lamenta pedido de deputados para fiscalização da nova Lei do Mar - 15 Janeiro, 2021
-
Nova Lei do Mar no Tribunal Constitucional por iniciativa de 38 deputados do PS, PSD e PCP - 15 Janeiro, 2021
Ligações marítimas sazonais nos Açores arrancam na sexta-feira
O presidente da Atlânticoline disse hoje que a empresa vai iniciar a operação sazonal nos Açores na sexta-feira, com 24 horas de atraso, na sequência da reinspeção de que foi alvo o navio Express Santorini.
“O navio foi sujeito a uma reinspeção na terça-feira e teve, por parte das autoridades marítimas portuguesas, autorização para navegar sem restrições”, declarou João Ponte.
Numa primeira inspeção ao navio, as autoridades marítimas detetaram problemas ao nível de uma bomba de esgoto, pequenas fugas de óleo e na documentação relativa ao sistema de combate a incêndios.
O responsável da Atlânticoline, transportadora marítima de passageiros e viaturas, de capitais públicos, salvaguardou que fica assim assegurada a operação marítima para as festas religiosas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, que arrancam na sexta-feira e marcam o início da operação sazonal.
João Ponte explicou que, na sequência do atraso de um dia, o navio, em vez de navegar para Ponta Delgada oriundo de Lisboa, fará uma “viagem de recolocação” diretamente para a cidade da Horta, na ilha do Faial, ficando assim “prejudicada a ligação de quinta-feira”, que contemplava Ponta Delgada-Praia da Vitória-Horta.
O responsável pela Atlânticoline frisou que aquela ligação tinha reservas para 15 passageiros, que serão agora redirecionados, por via aérea, pela transportadora açoriana SATA.
João Ponte informou que na sexta-feira o navio vai sair da Horta com destino a Ponta Delgada, deslocando-se no mesmo dia a Santa Maria. Regressa no dia seguinte à ilha de São Miguel, onde permanecerá durante o fim de semana das festas do Santo Cristo, até reiniciar as viagens segunda-feira.
O presidente da empresa referiu que na operação sazonal, efetuada por dois navios fretados, assistiu-se em 2015 a uma redução de 6% no transporte de passageiros devido às várias avarias com que a operadora foi confrontada nos meses de junho e agosto, tendo nos restantes meses registado um aumento.
João Ponte está convicto de que se a operação deste ano não for confrontada com incidentes, vai ocorrer um aumento da procura por parte de passageiros locais e turistas, na sequência da liberalização do transporte aéreo entre o continente e os Açores.
A operação sazonal de transporte marítimo de passageiros e viaturas vai decorrer de 29 de abril a 25 de setembro, com dois navios, custando à Atlânticoline 5,6 milhões de euros.
Foto: Manuel Bettencourt
Fonte: Açoriano Oriental