Social

MOVIMENTO ASSOCIATIVO DA PESCA PORTUGUESA

No dia 19 de Janeiro-2011 reuniram, no IPIMAR, 24 Organizações representativas da Pesca Portuguesa – armadores e trabalhadores – com abrangência geográfica de todo o território continental e insular. Houve uma discussão produtiva e participada dos temas previamente agendados e que constaram de convocatória divulgada com a necessária antecedência.

Do debate resultou a identificação unânime da importância do Sector requerer uma audição à Comissão de Agricultura e Pescas, para, na medida do possível, manter os Deputados informados das problemáticas da Pesca Nacional, nas áreas de gestão e governação nacional e comunitária que tenham um cunho transversal de interesse para a esmagadora maioria das organizações / modalidades de pesca. Para que essa audição seja focada num nº restrito de temas (evitar a dispersão do debate que não ajuda a reter conceitos e propostas), foi decidido fazer uma consulta prévia, através da qual as Associações do Sector identifiquem até 5 temas relevantes, indicando-os por ordem de prioridade. Depois de recebidos os contributos de opinião, verificar-se-á quais foram os mais votados, para que sejam incluídos na ordem de trabalhos a propor ao presidente da Comissão de Agricultura e Pescas.

Ficou ainda acordado que, para suscitar um maior envolvimento dos Deputados na discussão, terá sido enviado previamente um dossier à Comissão, com um Memorando e respectiva regulamentação sobre cada um dos assuntos que o Sector gostaria de ver reflectido e discutido na audição. No seguinte link poderá ver o que  a APEDA  indicou como sendo a preferência dos assuntos para reflecção e discussão – Grandes Temas.

Deixe um Comentário