-
A pesca pode alimentar mais 72 milhões de pessoas – se deixarmos o mar recuperar - 3 Março, 2021
-
Entrevista a Jonas Carreiro, administrador da AZORFISK - 3 Março, 2021
-
Dez toneladas de atum rabilho descarregadas no último fim-de-semana no porto de Ponta Delgada - 3 Março, 2021
-
Entrevista ao Conselho de Administração da Lotaçor - 2 Março, 2021
-
Lotaçor com nova administração - 2 Março, 2021
-
Pesca comercial pode reduzir diferenciação genética nos peixes a nível mundial - 4 Fevereiro, 2021
-
Moçambique, submarinos, faróis, náufragos: breve resumo do longo currículo de Gouveia e Melo, o novo coordenador do plano de vacinação - 4 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores assegura transporte de 225 toneladas de bens e combustíveis à ilha do Corvo - 4 Fevereiro, 2021
-
Nova presidente da Lotaçor defende privatização da Santa Catarina - 3 Fevereiro, 2021
-
Catarina de Lacerda Martins, Presidente do Conselho de Administração da Lotaçor, auscultada durante a Comissão de Economia - 3 Fevereiro, 2021
MOVIMENTO ASSOCIATIVO DA PESCA PORTUGUESA
No dia 19 de Janeiro-2011 reuniram, no IPIMAR, 24 Organizações representativas da Pesca Portuguesa – armadores e trabalhadores – com abrangência geográfica de todo o território continental e insular. Houve uma discussão produtiva e participada dos temas previamente agendados e que constaram de convocatória divulgada com a necessária antecedência.
Do debate resultou a identificação unânime da importância do Sector requerer uma audição à Comissão de Agricultura e Pescas, para, na medida do possível, manter os Deputados informados das problemáticas da Pesca Nacional, nas áreas de gestão e governação nacional e comunitária que tenham um cunho transversal de interesse para a esmagadora maioria das organizações / modalidades de pesca. Para que essa audição seja focada num nº restrito de temas (evitar a dispersão do debate que não ajuda a reter conceitos e propostas), foi decidido fazer uma consulta prévia, através da qual as Associações do Sector identifiquem até 5 temas relevantes, indicando-os por ordem de prioridade. Depois de recebidos os contributos de opinião, verificar-se-á quais foram os mais votados, para que sejam incluídos na ordem de trabalhos a propor ao presidente da Comissão de Agricultura e Pescas.
Ficou ainda acordado que, para suscitar um maior envolvimento dos Deputados na discussão, terá sido enviado previamente um dossier à Comissão, com um Memorando e respectiva regulamentação sobre cada um dos assuntos que o Sector gostaria de ver reflectido e discutido na audição. No seguinte link poderá ver o que a APEDA indicou como sendo a preferência dos assuntos para reflecção e discussão – Grandes Temas.