Social
Nova grua em junho para os pescadores do Corvo

Nova grua em junho para os pescadores do Corvo

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia assegurou hoje, na Horta, que será instalada uma nova grua, de 16 toneladas, no Porto da Casa, na ilha do Corvo, para servir a comunidade piscatória.

Segundo Gui Menezes, algumas peças já foram enviadas para a ilha das Flores, de onde seguirão depois para o Corvo, referindo que “os componentes mais delicados estão em manutenção em São Miguel e serão enviados até ao final do mês por via marítima”.

O Secretário Regional, que falava na Assembleia Legislativa, numa sessão de perguntas ao Governo dos Açores com resposta oral, afirmou que a grua atual que serve os pescadores corvinos, “devido à sua idade e ao seu elevado uso, que não serve apenas os pescadores, teve sucessivos problemas e foi reparada sucessivamente”.

“O ano passado concluiu-se que a grua não tinha potencial para ser recuperada” disse, referindo, neste sentido, que foi anunciado, durante a Visita Estatutária do Governo dos Açores ao Corvo, em novembro de 2017, que a grua seria substituída, “de modo a melhorar as condições de operacionalidade e de segurança na varagem de embarcações de pesca” daquela ilha.

Durante a sua intervenção, Gui Menezes ressalvou que, “com as sucessivas reparações, a grua existente ficou operacional por alguns períodos, apesar das dificuldades de se conseguir um técnico”, acrescentando que o assunto foi sempre acompanhado “em diálogo” com a Associação de Pescadores da Ilha do Corvo, a Lotaçor e o Presidente da Câmara Municipal do Corvo.

O Secretário Regional disse ainda que, “desde há uns meses, a Portos dos Açores, através da sua grua, tem garantido as operações de alagem e arriagem das embarcações no Porto da Casa”.

Gui Menezes referiu ainda que houve “a necessidade de conciliar” as obras de alargamento de molhe do cais e do prolongamento da plataforma do Porto da Casa com a instalação da nova grua, adiantando que “será necessária a construção de um maciço com algumas especificidades, que será adjudicada durante a próxima semana”.

“Todos os procedimentos estão a ser tratados”, assegurou, frisando que a nova grua “irá servir a classe piscatória corvina, mas também os pescadores recreativos”.

“A nova grua representa uma melhoria muito significativa para o porto [de pescas] do Corvo e vai permitir uma maior agilidade na alagem e arriagem porque tem um braço maior e maior capacidade de carga”, disse.

O titular da pasta das Pescas adiantou ainda que foi concluído, no início deste ano, um levantamento sobre os equipamentos existentes em todos os núcleos e portos de pesca dos Açores, “com o objetivo de agilizar as questões de manutenção de todos estes equipamentos”.

Fonte: GaCS

Deixe um Comentário