-
Presidente do Triângulo dos Açores defende ligação marítima Velas – São Roque - 19 horas atrás
-
CDS-PP continua a defender rede de radares meteorológicos nos Açores - 20 horas atrás
-
Manuel São João diz que formação dos pescadores é fundamental para o setor - 20 horas atrás
-
Ilídia Quadrado solicita dados atualizados sobre os custos de ampliação do Aeroporto da Horta - 2 days atrás
-
PSD-A quer que a República comparticipe transporte marítimo de carga nos Açores - 2 days atrás
-
Navio holandês em perigo de se virar, parte da tripulação já evacuada - 7 Abril, 2021
-
ESFÉRICA - 7 Abril, 2021
-
Direcção do Ambiente está a proceder ao controlo de gaivotas de patas amarelas no Ilhéu de Vila Franca do Campo - 7 Abril, 2021
-
Governo dos Açores organiza Conferência da Macaronésia dedicada aos Transportes - 6 Abril, 2021
-
Primeiro ferryboat 100% elétrico português - 5 Abril, 2021
Património Cultural Subaquático dos Açores distinguido com a Marca do Património Europeu 2019
Uma das duas candidaturas portuguesas à Marca do Património Cultural Europeu 2019 propostas pelo júri nacional, o Património Cultural Subaquático dos Açores, foi hoje, 31 de março, distinguida pelo júri europeu. À distinção atribuída a Portugal juntam-se também nove sítios patrimoniais de outros tantos países, que se vão juntar aos 38 sítios já distinguidos.
A outra candidatura portuguesa proposta pelo júri nacional, a Rota Histórica das Linhas de Torres, não foi distinguida; apenas um sítio por cada país poderia obter a distinção.
O Património Cultural Subaquático dos Açores consiste numa rede de 30 locais de mergulho referentes a naufrágios ocorridos entre os séculos XV e XX. Estes locais são representativos do total do património subaquático dos Açores, constituído por mais de 1.000 naufrágios documentados, dos quais cerca de 100 sítios arqueológicos subaquáticos foram identificados. O arquipélago dos Açores apresentou uma grande importância nas viagens transatlânticas. Os 30 naufrágios da rede encontram-se relacionados com diferentes aspectos da história e do comércio europeus, do século XVI ao século XX: a Rota da Prata para a América do Sul, o comércio transatlântico de escravos, conflitos militares como a Guerra da Independência Americana e as duas Guerras Mundiais, entre outros.
Foto: CIBIO Açores
Fonte: Direção Geral do Património Cultural