Social
Período de defeso do Goraz

Período de defeso do Goraz

Em cumprimento do anexo II do art. 5.º da Portaria n.o 74/2015 de 15 de Junho de 2015, são definidos períodos de defeso para a espécie Pagellus bogaraveo (Goraz / Peixão) de 15 de janeiro a 29 de fevereiro.

Durante este período de defeso, a espécie Pagellus bogaraveo(Goraz / Peixão) não pode ser capturada e deve ser imediatamente devolvida ao mar quando capturada acidentalmente, não podendo ser mantida a bordo, transbordada, desembarcada, armazenada, exposta, colocada à venda ou vendida.

12 Comentários neste artigo

  1. blank
    Pescador Preocupado

    alguém sabe me explicar quais as ilhas que aderiram o defeso do Goraz? e que eu continuo a ver trazer Goraz para terra…

    Responder
  2. blank
    Boca Aberta

    A grande questão que se coloca é, porque a maioria das Associações não subscreveram a proposta apresentada pela Portotalidade de Abrigo e pela APEDA e agora só falam, alguns deveriam ter vergonha.
    Organizem-se.

    Responder
  3. blank
    ZÉ PESCADOR

    O PROBLEMA É QUE A LEI JÁ É FEITA PARA NÃO SER CUMPRIDA DÁ MAIS E AGUENTA O TAXO DE MUITOS

    Responder
  4. blank
    Anónimo

    hehehehe..é verdade, mas respeitavam ou não? E quem desrespeitasse um cabo do mar, o que é que acontecia? E ser perseguido!!!! quem trabalha com respeito pela lei, ninguém se sente perseguido. Aqueles que não respeitam é que estão sempre a olhar por cima do ombro….

    Responder
  5. blank
    ZÉ PESCADOR

    NO TEMPO DO SALAZAR NA AVIA TAXO UM CABO DO MAR DAVA PARA A ILHA TODA E NINGUÉM ERA PERSEGUIDO POR TRABALHAR

    Responder
  6. blank
    Anónimo

    que tem cu tem medo, e se calhar são gente e não super heróis….tal com a PSP, PM e GNR…as agressões a agentes de autoridade tornaram-se uma banalidade…porque temos a justiça que temos e a educação cívica que temos. No tempo de Salazar ninguém fazia isso..pois não!!!!

    Responder
  7. blank
    Pescador Preocupado

    durante o ano inteiro existe peixe por traz da cortina isso so vem piorar a situaçao, as entidades fazem-se de estupidas e nao agem como deviam pois eles sabem quem anda a vender fora da lota e quem compra. os nossos IRP`S teem medo pois ja lhes foi prometido muita vez levarem na cara. e este o nosso açores

    Responder
  8. blank
    Anónimo

    Ouvi falar em barcos estrqangeiros mas nunca ouvi dizer nomes e matriculas, nem em supostas denuncias ás autoridades com essa informação…Estranho….

    Responder
  9. blank
    Anónimo

    Pois pois, Faial Pico S. Jorge e graqciosa, são uns santos….

    Responder
  10. blank
    OLHO ABERTO

    O defeso do goraz vai ser como do alfosin,vendese tudo em S Miguel e Terceira..

    Responder
  11. blank
    CÉSAR MEDEIROS

    SERÁ QUE AS NOSSAS ÁGUAS E BANCOS DURANTE O PERÍODO DE DEFESO ESTARÃO A SER FISCALIZADAS PARA QUE OS BARCOS ESTRANGEIROS E NÃO SÓ , NÃO VENHAM SAQUEAR (JÁ EM GRANDE PARTE SAQUEADOS) OS NOSSOS RECURSOS? HÁ MUITOS ANOS QUE NÓS PESCADORES DO FAIAL E NÂO SÓ RECLAMAM PERÍODOS DE DEFESO PARA O GORAZ,MAS NUMA ESTRATÉGIA CONSERTADA E ESTUDO PROFUNDO COM PESCADORES CIENTISTAS E ENTIDADES COM RESPONSABILIDADES NA PESCA .NÃO VÁ ACONTECER O MESMO QUE ESTÁ A ACONTECER COM O BANCO CONDOR : DEIXÁMOS ,FAIAL E PICO,DE LÁ PESCAR E VIERAM OUTROS , INCLUSIVÉ ESTRANGEIROS E É O QUE SE SABE…ACREDITO SINCERAMENTE QUE ESTE DEFESO , FEITO ASSIM , NÃO VAI TER O EFEITO BENÈVELO QUE SE PRETENDE , PELO CONTRÁRIO !

    Responder

Deixe um Comentário