Social
Pesca nos Açores já rendeu mais meio milhão de euros do que no ano passado

Pesca nos Açores já rendeu mais meio milhão de euros do que no ano passado

O valor da pesca descarregada nos portos dos Açores já rendeu mais meio milhão de euros nos dois primeiros meses deste ano, quando comparado com igual período do ano passado.

Janeiro e Fevereiro deste ano renderam exactamente 3,2 milhões de euros, enquanto que nos mesmos meses do ano passado tinham sido 2,7 milhões.

De acordo com os dados a que o “Diário dos Açores” teve acesso, estes valores correspondem, também, a um aumento da quantidade da pesca descarregada.

Nos dois meses do ano passado tinham sido descarregadas 476 toneladas de pescado, quando no mesmo período deste ano já ultrapassou para as 632 toneladas.

Trata-se de um aumento de 15% relativamente aos últimos doze meses e um crescimento de 34% relativamente aos últimos três meses.

Flores e Corvo são as únicas duas ilhas que registam um decréscimo de pesca nos dois primeiros meses deste ano, enquanto todas as outras ilhas registam aumentos, com destaque para a ilha do Pico , que passou de 27 toneladas nos dois primeiros meses do ano passado para 62 toneladas este ano.

O preço dos demersais subiu nestes dois meses quase 12%, passando em fevereiro de 5,20 euros (média) no ano passado para 6,29 euros este ano.

Os pelágicos baixaram o preço médio em 1,7%, os atuns também tiveram uma queda de 27,5%, os moluscos subiram 11% e os crustáceos baixaram 1,2%.

Foto: Jose Sousa

Fonte: Diários Açores

Deixe um Comentário