Social
Profundo impasse no Porto de Lisboa: Sindicato dos Estivadores alarga greve até dia 16 de Junho

Profundo impasse no Porto de Lisboa: Sindicato dos Estivadores alarga greve até dia 16 de Junho

O presidente do Sindicato dos Estivadores do Centro e Sul, António Mariano, declarou à SIC Notícias, durante a noite do dia 11 de Maio, que a força sindical decidiu estender a greve até dia 16 de Junho, facto que endurece ainda mais a luta entre os estivadores e as operadoras portuárias. A paralisação arrancou no dia 20 de Abril e tinha como fim previsto o dia 27 de Maio, alargando-se assim por mais duas semanas e meia.

Esta decisão vem agravar ainda mais o impasse nas negociações para um novo Contrato Colectivo de Trabalho, e, consequentemente, a estagnação a que está devotado o Porto de Lisboa, paralisado há vários dias e até já alvo da imposição de serviços mínimos, decretados para salvaguardar o abastecimento das regiões autónomas.

Recorde-se que a paz social precária imperou no Porto de Lisboa desde o arranque de 2016, pela mão da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, mas terminou com o falhanço das negociações para a materialização do Contrato Colectivo de Trabalho – no seguimento da quebra das conversações, o sindicato avançou com um pré-aviso de greve, em Abril, ao qual já se seguiram, assim, duas extensões temporais.

Fonte: CARGO Edições

Deixe um Comentário