-
Presidente do Triângulo dos Açores defende ligação marítima Velas – São Roque - 1 dia atrás
-
CDS-PP continua a defender rede de radares meteorológicos nos Açores - 2 days atrás
-
Manuel São João diz que formação dos pescadores é fundamental para o setor - 2 days atrás
-
Ilídia Quadrado solicita dados atualizados sobre os custos de ampliação do Aeroporto da Horta - 8 Abril, 2021
-
PSD-A quer que a República comparticipe transporte marítimo de carga nos Açores - 8 Abril, 2021
-
Navio holandês em perigo de se virar, parte da tripulação já evacuada - 7 Abril, 2021
-
ESFÉRICA - 7 Abril, 2021
-
Direcção do Ambiente está a proceder ao controlo de gaivotas de patas amarelas no Ilhéu de Vila Franca do Campo - 7 Abril, 2021
-
Governo dos Açores organiza Conferência da Macaronésia dedicada aos Transportes - 6 Abril, 2021
-
Primeiro ferryboat 100% elétrico português - 5 Abril, 2021

Reino Unido: Em breve quem comprar garrafas de plástico terá de pagar uma taxa de depósito
Em breve, sempre que alguém comprar uma garrafa de plástico ou uma lata de bebida no Reino Unido terá de pagar um depósito. A medida tem como objectivo sensibilizar os cidadãos para a necessidade urgente de reciclagem e para o impacto tremendo que o plástico está a provocar nos oceanos de todo o mundo.
A chamada de atenção decisiva para o executivo local aconteceu aquando a exibição da série televisiva ‘Blue Planet II’. Narrada pela mítica voz de David Attenborough, o documentário mostra uma triste realidade, onde animais convivem de perto (demasiado perto) com o plástico, com este material a servir muitas vezes de alimentação para inúmeros animais selvagens.
No imediato, a introdução de um depósito obrigatório provocará um previsível aumento nos preços destes produtos, valor esse que será devolvido caso o consumidor devolva as latas e garrafas de plástico e vidro usadas.
Anualmente, mais de três milhões de garrafas de plástico são consumidas no Reino Unido, com uns impressionantes três mil milhões de unidades a escapar à reciclagem.
Segundo a BBC o valor do depósito nestes produtos não foi para já definido, defendo as autoridades do Reino Unido seguir o exemplo da Alemanha e da Suécia, onde a medida já está em prática e onde são cobradas taxas de depósito na ordem dos 25 e oito cêntimos, respectivamente.
Para o secretário de Estado do Ambiente, Michael Gove, não há como negar o impacto que o plástico está a provocar na biodiversidade, acabando estes produtos por serem “despejadas para o chão ou atiradas para os rios, lagos e mar”.
Fonte: Green Savers