-
João Gonçalves – “Os Açores são o nosso laboratório de investigação natural” - 2 days atrás
-
Oceanos: Medusa de Bordalo II fica em Bruxelas durante Presidência Portuguesa - 2 days atrás
-
Pescadores europeus enfrentam burocracia e incerteza - 2 days atrás
-
Paulo Estêvão – “Transporte marítimo tem modelo caótico” - 25 Janeiro, 2021
-
Açores – Que Modelo Logístico? - 25 Janeiro, 2021
-
FUNDOPESCA começa a ser pago a 515 profissionais da pesca açorianos terça-feira - 25 Janeiro, 2021
-
Família com covid-19 vítima de intoxicação tratada em câmara hiperbárica da Marinha - 19 Janeiro, 2021
-
Fragata Vasco da Gama comemora 30 anos ao serviço da Marinha e de Portugal - 19 Janeiro, 2021
-
Salvas 54 vidas no mar dos Açores em 2020 - 19 Janeiro, 2021
-
Reposição de combustível no Corvo gera discordâncias entre o governo e a EDA - 19 Janeiro, 2021
Semana Gastronómica da Cavala arranca em Sesimbra a 24 de Setembro
Sesimbra recebe, de 24 de Setembro a 2 de Outubro, mais uma semana gastronómica, desta vez para promover a cavala, espécie que durante muito tempo foi considerada um “peixe pobre”, e pouco utilizada na alimentação mas que hoje, “devido às suas reconhecidas qualidades nutritivas – é um peixe rico em ómega 3 – textura e sabor, começa a fazer parte da ementa dos portugueses e de muitos restaurantes de referência em Portugal, que a confeccionam de formas surpreendentes”, diz uma nota da Câmara Municipal de Sesimbra.
O objectivo desta semana “é exactamente valorizar um peixe que é pescado em abundância pela frota sesimbrense, destacar as suas características e mostrar que pode ser transformado facilmente em pratos muito apetitosos”, acrescenta a mesma fonte. Para além dos pratos apresentados por duas dezenas de restaurantes do concelho, a Semana da Cavala inclui também showcooking onde serão demonstradas várias formas simples de cozinhar a cavala e degustações.
A iniciativa, integrada no projecto Sesimbra é Peixe, é organizada pela Câmara Municipal, ArtesanalPesca, Docamarinha, Docapesca e Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, com apoio da Entidade Regional de Turismo, Makro e Continente.
Fonte: Agricultura e Mar Actual