Social
Vendée Globe 2016 – No mar há três dias…

Vendée Globe 2016 – No mar há três dias…

A mítica e mais exigente prova de vela do mundo está no mar há três dias na sua edição de 2016-2017.

Dia 9 de Novembro: O líder da regata, Armel Le Cleac’h às 10h00 da manhã estava a pouco mais de 100 milhas náuticas da Madeira, e estima-se que passe ao largo da Ilha ainda esta noite.

Para o 4o dia de prova, o desafio que a organização prevê é o primeiro veleiro atravessar o Trópico de Capricórnio, conseguirão fazê-lo? Vamos ver…

Esta prova teve início no domingo 6 de Novembro em Les Sables d’ Olonne, França, em que 29 skippers vão desafiar os oceanos em competição, em solitário, sem escalas e sem assistência. Os concorrentes, oriundos de 4 continentes, representam 10 países. Dos quais 4 países estão aqui representados pela primeira vez (Nova Zelândia, Holanda, Irlanda e Japão), este foi número recorde de participantes a largar de França nesta prova.

Alguns deles repetem a experiência de edições anteriores, para outros esta é a sua estreia.

Em termos de idades dos skippers temos uma amplitude grande, sendo que o mais novo vem da Suíça, Alan Roura de 23 anos, e o que tem mais idade é o norte-americano Rich Wilson com 66 anos.

Um grande desafio desta edição é conseguir superar o recorde da regata, que foi batido em 2012-2013, concluída em 78 dias. Proeza do skipper François Gabart da equipa MACIF. Em segundo lugar ficou Armel Le Cléac’h, actual líder da regata.

A anterior edição teve também outra particularidade, pela primeira vez, dois skippers terminaram a prova em menos de 80 dias. Dos 20 veleiros que largaram de Les Sables d’ Olonne, somente 11 chegaram ao fim. Esta edição com 29 velejadores em prova, vamos ver quantos passam pela meta.

Todos os veleiros ao fazer a circum-navegação vão ter que contornar os 3 cabos (os míticos cabos que todos os velejadores sonham um dia dobrar), Boa Esperança, Leewin e Horn.

Foto Jean-Marie Liot / DPPI / Vendée Globe

Fonte: Atletismo Magazine / Pedro MF Mestre

Deixe um Comentário