-
Presidente do Triângulo dos Açores defende ligação marÃtima Velas – São Roque - 1 dia atrás
-
CDS-PP continua a defender rede de radares meteorológicos nos Açores - 1 dia atrás
-
Manuel São João diz que formação dos pescadores é fundamental para o setor - 1 dia atrás
-
IlÃdia Quadrado solicita dados atualizados sobre os custos de ampliação do Aeroporto da Horta - 8 Abril, 2021
-
PSD-A quer que a República comparticipe transporte marÃtimo de carga nos Açores - 8 Abril, 2021
-
Navio holandês em perigo de se virar, parte da tripulação já evacuada - 7 Abril, 2021
-
ESFÉRICA - 7 Abril, 2021
-
Direcção do Ambiente está a proceder ao controlo de gaivotas de patas amarelas no Ilhéu de Vila Franca do Campo - 7 Abril, 2021
-
Governo dos Açores organiza Conferência da Macaronésia dedicada aos Transportes - 6 Abril, 2021
-
Primeiro ferryboat 100% elétrico português - 5 Abril, 2021
Vendée Globe 2016 – No mar há três dias…
A mÃtica e mais exigente prova de vela do mundo está no mar há três dias na sua edição de 2016-2017.
Dia 9 de Novembro: O lÃder da regata, Armel Le Cleac’h à s 10h00 da manhã estava a pouco mais de 100 milhas náuticas da Madeira, e estima-se que passe ao largo da Ilha ainda esta noite.
Para o 4o dia de prova, o desafio que a organização prevê é o primeiro veleiro atravessar o Trópico de Capricórnio, conseguirão fazê-lo? Vamos ver…
Esta prova teve inÃcio no domingo 6 de Novembro em Les Sables d’ Olonne, França, em que 29 skippers vão desafiar os oceanos em competição, em solitário, sem escalas e sem assistência. Os concorrentes, oriundos de 4 continentes, representam 10 paÃses. Dos quais 4 paÃses estão aqui representados pela primeira vez (Nova Zelândia, Holanda, Irlanda e Japão), este foi número recorde de participantes a largar de França nesta prova.
Alguns deles repetem a experiência de edições anteriores, para outros esta é a sua estreia.
Em termos de idades dos skippers temos uma amplitude grande, sendo que o mais novo vem da SuÃça, Alan Roura de 23 anos, e o que tem mais idade é o norte-americano Rich Wilson com 66 anos.
Um grande desafio desta edição é conseguir superar o recorde da regata, que foi batido em 2012-2013, concluÃda em 78 dias. Proeza do skipper François Gabart da equipa MACIF. Em segundo lugar ficou Armel Le Cléac’h, actual lÃder da regata.
A anterior edição teve também outra particularidade, pela primeira vez, dois skippers terminaram a prova em menos de 80 dias. Dos 20 veleiros que largaram de Les Sables d’ Olonne, somente 11 chegaram ao fim. Esta edição com 29 velejadores em prova, vamos ver quantos passam pela meta.
Todos os veleiros ao fazer a circum-navegação vão ter que contornar os 3 cabos (os mÃticos cabos que todos os velejadores sonham um dia dobrar), Boa Esperança, Leewin e Horn.
Foto Jean-Marie Liot / DPPI / Vendée Globe
Fonte: Atletismo Magazine / Pedro MF Mestre