-
Pesca comercial pode reduzir diferenciação genética nos peixes a nível mundial - 4 Fevereiro, 2021
-
Moçambique, submarinos, faróis, náufragos: breve resumo do longo currículo de Gouveia e Melo, o novo coordenador do plano de vacinação - 4 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores assegura transporte de 225 toneladas de bens e combustíveis à ilha do Corvo - 4 Fevereiro, 2021
-
Nova presidente da Lotaçor defende privatização da Santa Catarina - 3 Fevereiro, 2021
-
Catarina de Lacerda Martins, Presidente do Conselho de Administração da Lotaçor, auscultada durante a Comissão de Economia - 3 Fevereiro, 2021
-
PS/Açores saúda posição assumida pelo Presidente do Parlamento dos Açores sobre a fiscalização da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
Parlamento dos Açores propõe a Ferro Rodrigues colaboração na defesa da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
A Iniciativa Liberal quer um novo rebocador para o porto de Ponta Delgada - 3 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores avança com apoio excecional aos profissionais da pesca - 2 Fevereiro, 2021
-
Catarina Lacerda Martins é a nova Presidente da Lotaçor - 1 Fevereiro, 2021
A cavala, por quatro razões
Para Mário Silva, presidente da Associação Portuguesa contra a Obesidade Infantil (APCOI), são quatro as razões que o levam a escolher a cavala: é saudável, sustentável aos níveis ambiental e económico e muito fácil de cozinhar.
“Sendo um peixe azul, é extremamente saudável”, explica. “A cavala tem uma grande quantidade de EPA e DHA (mais conhecidos como ómega 3). Mário salientou também as recomendações europeias que indicam que se deve ingerir diariamente 250 miligramas de ómega 3. A cavala tem ainda vitamina D, “tão importante para a absorção do cálcio”, e tem igualmente “outras vitaminas que permitem que o corpo faça o metabolismo das proteínas”, refere Mário Silva. Além disso, não sendo um peixe sazonal, existe em grande quantidade na costa portuguesa, “o que permite que os níveis de pesca da cavala sejam sempre sustentáveis”.
Pode ver o vídeo da reportagem AQUI.
Fonte: Diário Notícias
1 Comentário neste artigo
Pasmado-estou
Pasme-se!. Estou mesmo pasmado.
Estamos em campanha eleitoral para as eleições autárquicas, faz lembrar o carnaval já ninguém leva a mal, muito menos a sério, as propostas feitas, só asneirada, veja-se as ultimas que eu ouvi, um diz se for presidente vou adiantar o dinheiro aos pescadores “substituindo” a lota, outro diz que vai fazer uma lota em Vila Franca, por fim vão implementar a pescaria do atum nas Ribeiras do Pico, (mas esta deixou de existir) agora resta é saber em que barcos. Eles oferecem tudo…enfim…tudo…! ainda não se lembrarão de oferecer peixe ” pode ser que pegue”, tenham mas é vergonha, ao menos leiam e ouçam o conteúdo da noticia e de outras que têm surgido para aprenderem como se faz, promovendo aquilo que é nosso. Nenhum dos artistas que por ai andam, depois de eleitos pelo povo, fará uma única medida em prologo do sector, tem sido sempre assim e assim será.
É de referir que estas medidas de promução do pescado são implementadas no Continente pela DocaPesca, Câmaras Municipais com o apoio das Associações do Sector, estas têm sido inúmeras.
Já agora tenho uma dúvida que também é uma pergunta, a Lotaçor não devia fazer o mesmo com as espécies que existem nos Açores?