Social
Bacalhau 500 milhões já foi entregue

Bacalhau 500 milhões já foi entregue

bacalhau-500-milhoes-ja-esta-em-lisboa_maxbacalhau-500-milhoes-ja-partiu-da-noruega-rumo-a-lisboa_large

Dia 25 de Julho, o veleiro Norueguês Statsraad Lehmkuhl que transportou o Bacalhau nr.º 500 milhões desde Bergen, partiu de Lisboa em direção ao próximo destino da regata Tall ship race, Cádiz.

O Bacalhau nr.º 500 milhões, recebido em Bergen no dia 23 de Junho pelas mãos da Chef Norueguesa Kristine Øverbø, foi entre entregue em Lisboa com sucesso no dia 23 de julho, pelo capitão Marcus Seidl ao Presidente da Associação Cozinheiros Profissionais de Portugal, o Chef António Bóia.

Este momento simbólico foi promovido pelo Conselho Norueguês da Pesca e assinalou os 70 anos de exportação regular de bacalhau para Portugal, celebrando desta forma o elo mais antigo que une Noruega e Portugal.

O Embaixador da Noruega, Ove Thorsheim, participou na cerimónia e saudou a longa cooperação e amizade entre Portugal e Noruega na área do mar. A cerimónia de entrega do Bacalhau foi seguida por uma degustação de receitas norueguesas e portuguesas de bacalhau de forma a celebrar também a histórica partilha de conhecimento marítimo, cientifico e também gastronómico entre os dois países.

Sabe-se com segurança que Portugal importa bacalhau da Noruega desde 1823, mas na Universidade de Coimbra há documentos que indicam que os vikings já terão trazido o bacalhau até à zona da Bairrada por volta do ano 900, ainda antes da fundação da nacionalidade Portuguesa. As estatísticas fiáveis sobre o comércio de bacalhau entre os dois países só começaram, no entanto, em 1946.

Por ano, Portugal traz da Noruega cerca 27 mil toneladas de bacalhau salgado seco e mais 17 mil de bacalhau verde, o que equivale a cerca de 70% das importações Portuguesas de bacalhau, num país que consome mais de 60 mil toneladas.

Foto: Malin Pettersen, MFA Norway

Fonte: Site oficial da Noruega em Portugal

Deixe um Comentário