-
Pesca comercial pode reduzir diferenciação genética nos peixes a nível mundial - 4 Fevereiro, 2021
-
Moçambique, submarinos, faróis, náufragos: breve resumo do longo currículo de Gouveia e Melo, o novo coordenador do plano de vacinação - 4 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores assegura transporte de 225 toneladas de bens e combustíveis à ilha do Corvo - 4 Fevereiro, 2021
-
Nova presidente da Lotaçor defende privatização da Santa Catarina - 3 Fevereiro, 2021
-
Catarina de Lacerda Martins, Presidente do Conselho de Administração da Lotaçor, auscultada durante a Comissão de Economia - 3 Fevereiro, 2021
-
PS/Açores saúda posição assumida pelo Presidente do Parlamento dos Açores sobre a fiscalização da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
Parlamento dos Açores propõe a Ferro Rodrigues colaboração na defesa da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
A Iniciativa Liberal quer um novo rebocador para o porto de Ponta Delgada - 3 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores avança com apoio excecional aos profissionais da pesca - 2 Fevereiro, 2021
-
Catarina Lacerda Martins é a nova Presidente da Lotaçor - 1 Fevereiro, 2021
Baía da Horta poderá ser uma das Mais Belas Baías do Mundo
A baía da Horta, ilha do Faial, foi recentemente aceite como candidata ao Clube das Mais Belas Baías do Mundo, anunciou o presidente da Câmara Municipal da Horta, João Fernando Castro.
Falando em conferência de imprensa, nos Paços do Concelho, o autarca faialense manifestou a sua satisfação pelo facto de a candidatura da baía da Horta ter sido aceite pelo clube num congresso internacional que terminou na passada semana, no Senegal.
«A presente candidatura tem em consideração não apenas a excepcional beleza costeira da cidade da Horta, mas também a sustentabilidade paisagística e ambiental dos zonas envolventes e a sua correlação natural, comercial, cultural e turística com o porto da Horta», destacou João Fernando Castro.
Segundo o autarca, a candidatura em causa tem ainda em linha de conta matérias como a «indiscutível preservação» da zona e a sua «especial localização», no centro do grupo central dos Açores, numa ilha marcada pela «hospitalidade das suas gentes» e pela «paixão pelo mar».
«Como se pode comprovar pelo dossier de candidatura, a baía da Horta mantém o seu património natural perfeitamente salvaguardado», recordou o presidente do município, que realçou ainda a ligação comercial que existe entre os faialenses e a baía da Horta, em áreas como a exploração portuária, as atividades marítimo-turísticas, as pescas e investigação dos oceanos e do mar profundo.
A candidatura da baía da Horta ao Clube das Mais Belas Baías do Mundo, que contou com «especial apadrinhamento» da baía de Setúbal (a única do país que ostenta essa classificação), será apreciada por júris internacionais, que deverão deslocar-se aos Açores nos próximos meses, prevendo-se que o resultado final seja divulgado dentro de um ano.
Esta candidatura foi apresentada pela Comissão Náutica Municipal da Horta, entidade composta pelo município, pela administração portuária, pelo Clube Naval da Horta e pela Associação Regional de Vela, que têm em mente criar, no futuro, uma colectividade com personalidade jurídica de direito civil, denominada Associação da Baía da Horta.
Fundada em março de 1997, em Berlim, o Clube das Mais Belas Baías do Mundo tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento turístico, económico e social sustentável, através da troca de experiências entre os participantes.
Atualmente, apenas 32 baías fazem parte desta instituição. Os critérios de inclusão de novas candidaturas têm em conta não apenas a beleza dos locais, mas também a sua relação com o património natural e cultural.
Fonte: Faial digital