-
Níveis recordes de microplásticos são encontrados no Ártico - 13 horas atrás
-
Volkswagen apoia Instituto de Socorros a Náufragos - 1 dia atrás
-
Eurodeputado do PCP promete não esquecer despedimento coletivo da Cofaco nos Açores - 2 days atrás
-
BE propõe mais poderes da Região sobre o mar - 2 days atrás
-
São Miguel: Feira Lar Campo e Mar no mês de maio - 2 days atrás
-
Declaração dos Açores para a Defesa da Pesca de Atum de Salto e Vara vai ter plataforma online - 2 days atrás
-
25 de Abril: Navio da Marinha aberto a visitas no Porto da Horta - 24 Abril, 2018
-
Atum Santa Catarina é “O Melhor dos Melhores” pelo sétimo ano consecutivo no Concurso Nacional de Conservas de Pescado - 23 Abril, 2018
-
Associação dos Comerciantes do Pescado dos Açores explica por que o chicharro chegou a 25 euros o quilo - 23 Abril, 2018
-
Volvo Ocean Race deixa Itajaí com destino a Newport - 22 Abril, 2018
Barco de pesca naufragou sexta-feira ao largo da Ferraria e pescadores estão a salvo
A embarcação de pesca ‘Sabrina Briana’, de 11 metros de comprimento, naufragou ao princípio da tarde de sexta-feira a oito milhas a Sul da ponta da Ferraria, apurou o ‘Correio dos Açores’.
A ‘Sabrina Briana’ tinha acabado de deixar o porto de Ponta Delgada, com cinco pescadores a bordo, incluindo o mestre, – todos da Lagoa – e dirigia-se para a ilha do Pico.
Os pescadores explicaram à Polícia Marítima que duas ‘ondas mortas’ caíram sobre a embarcação de pesca e ela começou a afundar. Tiveram oportunidade para emitir um ‘SOS’ e abriram uma balsa salva-vidas. Logo de seguida abandonaram o barco e ficaram à deriva.
Do porto de Ponta Delgada saiu o salva-vidas “Senhora da Boa Viagem” em auxílio dos pescadores e a embarcação de pesca ‘Atlântico’, que estava próxima, também foi no encalce dos náufragos.
Os cinco pescadores passaram para bordo da embarcação ‘Atlântico’ e a balsa salva-vidas foi recuperada.
O repórter do ‘Correio dos Açores’, por cerca das 18h15 de sexta-feira, foi ocasionalmente ao cais de pesca do porto de Ponta Delgada e ficou perante uma balsa salva-vidas aberta em cima de uma carrinha, o que é pronúncio de acidente no mar.
Atracado ao cais estava a embarcação ‘Atlântico’ que deixara a sua rota de pesca para levar os náufragos o porto seguro mais próximo, seguindo as normas internacionais de navegação.
A ‘Sabrina Briana’ era propriedade de Álvaro Cabral, foi construída num estaleiro naval de Rabo de Peixe, lançada ao mar em Setembro de 2009 e batizada três meses depois. Estava alugada a um mestre pescador da Lagoa. Sexta-feira naufragou e está, agora, no fundo do mar a cerca de oito milhas a Sul da Ferraria.
Fonte: Correio dos Açores
1 Comentário neste artigo
Adamastor
O afundamento deste barco é estranho: “… duas ‘ondas mortas’ caíram sobre a embarcação de pesca e ela começou a afundar …”
Descrito desta maneira – certamente afundam embarcações com grande frequência.
No mesmo dia devem ter afundado mais umas quantas !!!