-
João Gonçalves – “Os Açores são o nosso laboratório de investigação natural” - 11 horas atrás
-
Oceanos: Medusa de Bordalo II fica em Bruxelas durante Presidência Portuguesa - 12 horas atrás
-
Pescadores europeus enfrentam burocracia e incerteza - 12 horas atrás
-
Paulo Estêvão – “Transporte marítimo tem modelo caótico” - 1 dia atrás
-
Açores – Que Modelo Logístico? - 1 dia atrás
-
FUNDOPESCA começa a ser pago a 515 profissionais da pesca açorianos terça-feira - 1 dia atrás
-
Família com covid-19 vítima de intoxicação tratada em câmara hiperbárica da Marinha - 19 Janeiro, 2021
-
Fragata Vasco da Gama comemora 30 anos ao serviço da Marinha e de Portugal - 19 Janeiro, 2021
-
Salvas 54 vidas no mar dos Açores em 2020 - 19 Janeiro, 2021
-
Reposição de combustível no Corvo gera discordâncias entre o governo e a EDA - 19 Janeiro, 2021
Embaixadora do Panamá realça a «formação reconhecida a nível internacional» oferecida na ENIDH
Ilka Varela de Barés, Embaixadora do Panamá em Lisboa, esteve esta segunda-feira em Setúbal, no âmbito da visita que uma comitiva de alunos da ENIDH realizou ao Porto de Setúbal – e na qual estiveram inseridos os cerca de 35 alunos do país da América Central que hoje estudam naquela instituição.
Na sua breve intervenção, no auditório da sede da APSS, a Embaixadora do Panamá teceu rasgados elogios à Escola Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), que acolheu este grupo de alunos e que, espera, mais receberá no futuro. Ilka Varela de Barés enalteceu a «formação reconhecida a nível internacional» que os alunos panamianos encontraram na ENIDH, uma escola que considera de «alto prestígio».
Os alunos panamianos foram seleccionados entre mais de 900 candidaturas, com base no mérito escolar, e chegaram a Portugal no início deste novo ano lectivo. Terão, muitos deles, «oportunidade de trabalhar na Autoridade do Canal do Panamá», salienta a Embaixadora.
Sobre a importante obra que foi o alargamento do Canal do Panamá, Ilka Varela de Barés realça que a infra-estrutura liga hoje 1.700 portos à escala global e é utilizada por mais de 170 rotas marítimas, podendo agora ser atravessada por navios de maiores dimensões. Dependendo das características dos navios, o Canal pode ser utilizado por 40 navios/dia e os tempos de trânsito também reduziram drasticamente.
«O Canal do Panamá representa o grande pilar de desenvolvimento do sector dos serviços no Panamá», refere a Embaixadora, acrescentando que muitos dos restantes serviços, nomeadamente de transportes e logística, estão também relacionados com o mesmo.
Fonte: CARGO Edições