-
Artur Lima exige e consegue suspensão da proposta das Obrigações de Serviço inter-ilhas - 16 Abril, 2021
-
José Manuel Bolieiro é o novo Vice-Presidente da Comissão das Ilhas da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas - 16 Abril, 2021
-
Ministro do Mar e Secretária de Estado das Pescas inauguram Centro Biomarinho da Nazaré - 16 Abril, 2021
-
Ricardo Serrão Santos visita Navio de Investigação Mário Ruivo - 16 Abril, 2021
-
Embalamento de lapas instalado na nova lota do Funchal - 15 Abril, 2021
-
A tragédia do Titanic alguma vez passa pela cabeça de um passageiro num cruzeiro? - 15 Abril, 2021
-
Projecto de segurança contra incêndios está a atrasar Escola do Mar dos Açores - 15 Abril, 2021
-
A tradição do mergulho para a apanha de pérolas no Dubai - 12 Abril, 2021
-
Oito instituições assinam acordo para constituição do Observatório do Atlântico - 11 Abril, 2021
-
Conferência sobre Transportes reforçou cooperação entre as regiões da Macaronésia - 11 Abril, 2021
Embaixadora do Panamá realça a «formação reconhecida a nível internacional» oferecida na ENIDH
Ilka Varela de Barés, Embaixadora do Panamá em Lisboa, esteve esta segunda-feira em Setúbal, no âmbito da visita que uma comitiva de alunos da ENIDH realizou ao Porto de Setúbal – e na qual estiveram inseridos os cerca de 35 alunos do país da América Central que hoje estudam naquela instituição.
Na sua breve intervenção, no auditório da sede da APSS, a Embaixadora do Panamá teceu rasgados elogios à Escola Náutica Infante D. Henrique (ENIDH), que acolheu este grupo de alunos e que, espera, mais receberá no futuro. Ilka Varela de Barés enalteceu a «formação reconhecida a nível internacional» que os alunos panamianos encontraram na ENIDH, uma escola que considera de «alto prestígio».
Os alunos panamianos foram seleccionados entre mais de 900 candidaturas, com base no mérito escolar, e chegaram a Portugal no início deste novo ano lectivo. Terão, muitos deles, «oportunidade de trabalhar na Autoridade do Canal do Panamá», salienta a Embaixadora.
Sobre a importante obra que foi o alargamento do Canal do Panamá, Ilka Varela de Barés realça que a infra-estrutura liga hoje 1.700 portos à escala global e é utilizada por mais de 170 rotas marítimas, podendo agora ser atravessada por navios de maiores dimensões. Dependendo das características dos navios, o Canal pode ser utilizado por 40 navios/dia e os tempos de trânsito também reduziram drasticamente.
«O Canal do Panamá representa o grande pilar de desenvolvimento do sector dos serviços no Panamá», refere a Embaixadora, acrescentando que muitos dos restantes serviços, nomeadamente de transportes e logística, estão também relacionados com o mesmo.
Fonte: CARGO Edições