Social
Embarcação Sameiro naufragou na passada 3ª feira a 30 milhas a Sudoeste da ilha de S. Miguel

Embarcação Sameiro naufragou na passada 3ª feira a 30 milhas a Sudoeste da ilha de S. Miguel

No passado dia 31 de janeiro, a Força Aérea resgatou 8 tripulantes da embarcação de pesca “Sameiro”. Esta embacação de 11 metros naufragou a 30 milhas a Sudoeste da ilha de S. Miguel, por volta das 4h da madrugada, tendo ficado os tripulantes numa balsa à deriva. Só por volta das 12h desse mesmo dia é que os tripulantes se aperceberam de que a EPIRB não se tinha soltado da embarcação afundada.

SAR SAMEIRO Janeiro 31, 2012

No resgate este envolvido um helicóptero EH-101 Merlin, da Força Aérea Portuguesa, que descolou da Base das Lajes, na Terceira, às 15:30 e chegou ao local do naufrágio cerca das 16:00 e duas embarcações do Instituto de Socorro a Náufragos.

O capitão do porto, Comandante Rodrigues Gonçalves, relatou como correu este resgate.

Ouvir

Fonte: Pedro Moura
Video e Audio: RTP Açores

30 Comentários neste artigo

  1. blank
    Adamastor

    Este incidente já foi resolvido? (a seguradora parece que não quiz pagar isto) … o caso foi parar a tribunal.

    Alguém me sabe dizer como isto ficou?

    Responder
  2. blank
    Causas perdidas quem as encontra?

    É caso para dizer,oude estamos como ficamos para oude vamos.

    Responder
  3. blank
    Causas perdidas quem as encontra?

    O nos unimos o vão-se os aneis com os dedos.

    Responder
  4. blank
    Espectador atento

    Só me veem a cabeça Ditados Populares: Á males que veem por bem….Cá se faz cá se paga…Á mar e mar á ir e voltar….Na volta cá te espero…..Emfim são as pescas no seu melhor. Já agora é caso para se dizer Obrigado Porto de Abrigo e Estação Costeira na pessoa do seu funcionario, que muito bem tem aguentado em tempos dificeis, mas que não voltou as costa a que lhe deu o pão, não é como muitos que ao minimo problema são como ratos a abandonar o Navio.

    Responder
  5. blank
    Desgoverno

    Isso é para rir. o que será que o cu e a bufa vai dizer.

    Responder
  6. blank

    AHHHHHH….EMBARCAÇÃO “CAVALO MARINHO”……………..A HISTÓRIA QUE ESTÁ POR DETRÁS DA CONSTRUÇÃO DESSA EMBARCAÇÃO………HEHEHE…..NÃO LEMBRAVA A NINGUEM….HEHEHHE…GANDA NEGÓCIO PRÓ MESTRE CLEMENTE…HEHEHHE

    Responder
  7. blank
    pescador Acoreano

    Confirma-se tal noticia vou confersa de dia nos portos de pesca em São Miguel.
    Operador da Estação Costeira com ordenados em atraso ajuda embarcação do Governo Regional.
    Lamentavel eu nunca vi disso sem palavras.

    Responder
  8. blank
    Agua mole em pedra dura tanto bate que ate fura

    Digam-me lá uma coisa meus Senhores, terei ouvido bem ou terá sido um sonho, o barco Cavalo Marinho que é da Espada Pesca “julgo” que é da Lotaçor “julgo” que por sua vez é do Governo Regional terá tido uma avaria e terá sido ajudado pela estação Costeira Porto de Abrigo.
    Se isto é verdade é muito grave, vamos ficar atentos e verificar se o é porque se o for julgo estarem reunidas todas as condições para alguém ir dar uma volta.

    Responder
  9. blank
    Espectador atento

    Não podia estar mais de acordo com o que foi dito pelo Sr./Sra. Gaivota, onde está a Federação das Pescas, claro colada aos Governantes quando deveria estar preocupada com os problemas de todos os pescadores de TODAS as Ilhas e com o sector em geral. É este o problema das pescas estar completamente nas mãos dos Governantes.

    Responder
    • blank
      Descoverno

      Esse não é o tal que queria montar uma estação costeira em cada ilha e um lançamento de misseis veja só a preocupação dele e continua o rapaz abandonado lá na estação a salvaguardar os pescadores e ele ainda não vez nada.

      Responder
  10. blank
    Desgoverno

    As pescas é sector mais desunido que existe na região por isso as pescas estão como estão “pobres”.Se isso fosse na lavoura os governantes andavem num pé só.

    Responder
    • blank

      Srº Desgoverno, espero que o Srº não ande por ai desgovernado, segundo sei, e o que se vê neste sector, é que a orientação será “DIVIDIR PARA REINAR” e diz-se que enquanto eles vão discutindo entre si “DIVIDIDOS E A REINAR” nós (entenda-se eles)vão fazendo o que querem, julgo que se fizer um esforço retrospectiva verá que esta pratica tem vindo a ser implementada e com bastante sucesso ao longo destes últimos Anos, pena é que os profissionais deste ramo ainda não o perceberam.
      Srº Desgoverno, vou terminar chamando à atenção para dois ou três pormenores muito importantes, gosto de ver e ouvir notícias e por interesse próprio estive atento a este acidente ficando feliz por não ter tido um desfecho trágico, mas “eu” não gostei de ouvir os comentários do Mestre/Proprietário do Sameiro, mas daqui ao insulto, julgo que é de evitar e desnecessário, terminando ouvi que iriam dezoito famílias para o desemprego pois paciência julgo por aquilo que ouço e assisto pelo estes Açores abaixo terão que ir muitos outros mais, em relação à agricultura já ouvi e vi o “PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO AGRICULA” defender os agricultores inclusive pedir a demissão ao presidente do Governo Regional do Secretário da Agricultura se não fossem satisfeitas as exigências que pretendiam, ou que iria fazer queixa à União Europeia e ao Governo Central.
      Onde anda o Presidente da Federação das Pescas Dos Açores?, e o que faz?.
      Termino dizendo que é com diálogo “deste tipo ou de outro respeitando a opinião do outro” que se constrói um futuro melhor. Gostei e achei essencial o esclarecimento da APEDA sobre alguns comentários aqui colocados julgo não serem muito dignos para seres pensantes.
      O que lhe parece Srº Desgoverno?.
      Bem ajam por este espaço e boas PESCARIAS.

      Responder
      • blank
        Descoverno

        Sr Gaivota assino por baixo.
        Quanto ao Presidente da Federação só um cego ão vê tá comprado com subsidos.

        Responder
  11. blank

    É bonito sim senhor, os colegas de profissão maltrararem-se uns aos outros tipico de pescadores…. todos iguais mas querendo parecer diferentes.
    Qual o mais sério ou melhor qual o menos….

    Responder
  12. blank
    Nordestino José

    o APEDA e que fala ben. nem sabe ele que a corveta ja furou o barco todo e agora é nem o aparelhe da pra ir buscar. tá toda furadinha parece uma peneira.

    Responder
  13. blank

    Caros comentadores!

    Como administrador deste site, venho pedir aos senhores comentadores para se controlarem no vocabulário que utilizam. Este espaço não tem como objectivo ofensas pessoais ou qualquer comentário desta índole. Este é um espaço para que todos possam expôr as suas opiniões sem que estas ofendam a integridade moral de ninguém! Como entendo que os senhores(as) que comentam neste site são pessoas adultas, acho que tal como já o mostraram, também são capazes de elaborar comentários pertinentes sobre os assuntos que são aqui expostos.
    Espero que compreendam e que se controlem nas emoções aqui transmitidas. Nunca se esqueçam que isto é um espaço livre e para todos. Só não é livre para achincalhar a vida das pessoas, com o risco de verem o vosso cometário apagado.

    Pedimos a vossa compreensão. Obrigada pela participação.

    Com os melhores cumprimentos,

    APEDA

    Responder
  14. blank

    Sr. Pereira é que tem toda a razão este Mestre Sérgio é um fala barato e um caloteiro em cada ilha que passa é uma desgraça, vai mas é para a tua terra ou caxineiro

    Responder
  15. blank
    J. SALVADOR

    SEM SABERAM O QUE SE PASSOU VAO LOGO CRITICAS VOSSES DIVIAM DE TER DENTRO DA EMBARCAÇAO PARA SABER O QUE CUSTA A VIDA DE UM PESCADOR COM NECESSIDADE,,,, VAO TRABALHAR ORUBUS……………………………………………

    Responder
    • blank

      …o armador podia ter falado no que deve e no que já mamou…e…cheira-me que outra mama cheia de leitinho deve vir a caminho.Pode ser que tenha mais bezerros e que esses sim aprendam e queiram ter a arte do mestre, só faltava mesmo chorar…mais um bocadinho e tinha sido um míssil dos STATES que provocou o acidente.Ó Sr. PEREIRA, COMO É QUE SE DIZ!? É SÓ GENTE TOLA E POUCO DISCRETA,SINCERAMENTE.Está mais que visto que os URUBUS só podem trabalhar e não têm direito de opinar e que 80.000.00€ não dão para nada,eheheh.

      Responder
      • blank
        J. SALVADOR

        MACIEIRA DEVES SER BOM ATE O NOME TENS MEDO DE POR EU NAO TEMO POR ISTO METO NOME DEUS NAO TE DEI O MESMO PARA APRENDERES NAO FALAR DOS OUTROS A NAO SE CUSPE PARA O AR QUE NAO TE CAI NA CARA URUBU……

        Responder
  16. blank
    J. SALVADOR

    METAM-SE NA VOSSA VIDA E DEIXAM A VIDAS DOS OUTROS. MUITO QUERAM VOSSES METER NA VIDA DOS OUTROS BANDA DE ORUBUS FDS……………………………………………….

    Responder
    • blank

      A vida de muita desta gente é pescar,para ganhar a vida, tal como o Senhor, com uma pequena grande diferença, fazem-no RESPONSAVELMENTE E HONESTAMENTE. Não se admite que os queira tomar/comer todos por tolos.bom Fim De Semana pa si também…

      Responder
  17. blank
    Pescador Preocupado

    Sr Pereira também sou de acordo que o que interessa aqui mesmo e que estão todos bem, mas acho estranho ninguém da tripulação falar em bateu aqui ou ali, e meteu agua e tal…. pois esta embarcação fez 20 e tal milhas e ninguém repara que esta a meter agua? pois que para quem não sabe os barcos de pesca não são barcos de corrida e para fazer 20 milhas levaria no máximo dos máximos 2 horas, 8 homens e minguem vê nada anormal! que gente e essa?

    Responder
  18. blank

    BEM…………..DEPOIS DE VER O NOTICIÁRIO ÀS 20.00 NA RTP AÇORES E A ENTREVISTA DO MESTRE SÉRGIO, ACRESCENTO AOS MEUS ANTERIORES COMENTÁRIOS:………NÃO É ESTRANHO…É ESTRANHISSSSSSIIIMMMOOOO…..JÁ SE VEM FALAR EM FALTA DE APOIOS E QUE ESTE MESTRE TEM UMA EMBARCAÇÃO(NEUSAMAR, PARA QUEM NÃO CONHECE)QUE ESTÁ PARADA POR FALTA DE APOIOS PARA A SUA MODERNIZAÇÃO , QUANDO AINDA NÃO FAZ 2 OU 3 ANOS QUE ESTE SENHOR RECEBEU À VOLTA DE 80.000.00€(OITENTA MIL EUROS), MAIS COISA MENOS COISA A FUNDO PERDIDO PARA MODERNIZAR A REFERIDA EMBARCAÇÃO…….FONIX…FRANCAMENTE

    Responder
  19. blank

    SENHOR AÇORMAR EU TENHO TOTAL CONHECIMENTO DE COMO FUNCIONA UMA EPIRB.
    EU REALMENTE NÃO TENHO TODA A INFORMAÇÃO SOBRE O QUE SE PASSOU, SE HOUVE PEDIDO DE SOCORRO OU NÃO,NO ENTANTO,
    QUANDO EU DIGO QUE É ESTRANHO É O FACTO DE PELO QUE PERCEBI ESTES HOMENS TEREM IDO PARA A BALSA ÁS 4 DA MANHÂ E TEREM FICADO PERTO DA EMBARCAÇÃO ATÉ AO MEIO DIA E DEPOIS TEREM VOLTADO A ELA, O QUE QUER DIZER QUE A EMBARCAÇÃO AINDA FLUTUAVA E ALIÁS COMO SE PODE VER NAS IMAGENS QUANDO CHEGOU O SOCORRO A EMBARCAÇÃO AINDA FLUTUAVA E PERSUPONHO QUE DEVERIA SER MUITO DEPOIS DO MEIO-DIA.
    QUANDO EU DIGO QUE É ESTRANHO É QUE ME PARECE QUE HOUVE UMA PERCIPITAÇÃO EM ABANDONAR A EMBARCAÇÃO E SÓMENTE ISTO, E PENSO QUE MAIS ALGUÉM DEVE PENSAR COMO EU.
    PARA CONCLUIR, DIGO QUE O MAIS IMPORTANTE FOI QUE TODOS SOBREVIVERAM E QUE NÃO HOUVE FERIDOS.

    Responder
  20. blank

    Sr.Pereira, o seu total desconheçimento sobre como funciona uma Epirb, e em que circunstancias ocorreu este acidente faz com que os seus comentarios, digamos sejam estranhos.
    Para informação do Sr. existem Epirb que so podem ser acionadas manulamente, estas normalmente encontram-se em lugar visivel na ponte de comando do barco mas só são acionadas manualmente.Outras são colocadas no exterior do barco e so disparam quando este esta submerso a uma certa pressão, e como se pode ver nas noticias de hoje o barco nao afundou na sua totalidade, por isso, penso que a Epirb sendo exterior não disparou porque o barco nao afundou na sua totalidade.O mais importante é que salvaram-se as 8 vidas, porque tinham a bordo os meios necessarios e funcionais. Também uma palavra de apreço a todos aqueles que contribuiram eficasmente para o salvamento destes homens do mar.

    Responder
  21. blank

    “SÓ POR VOLTA DAS 12.00 DESSE DIA É QUE OS TRIPULANTES SE APERCEBERAM QUE A EPIRB NÃO SE TINHA SOLTADO”….???????????????????????????????????????? HUMMMMMMMMMMMMM?????ESTRANHO…………

    Responder

Deixe um Comentário