-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023

Energia dos oceanos em debate na quinta-feira no Funchal
O WavEC, Centro de Energia das Ondas, realiza, na quinta-feira, no Funchal, o seu seminário anual subordinado ao tema “Energias renováveis offshore e outras potencialidades do mar nas regiões ultraperiféricas”, nomeadamente nos Açores e na Madeira.
Segundo esta organização, o seminário visa “estimular um debate sobre os caminhos a trilhar por Portugal e, em particular, pelas suas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, para se posicionar como um ‘player’ mundial no setor da energia dos oceanos”.
“A exploração do mar nas suas inúmeras vertentes como a pesca, os transportes marítimos, a navegação de recreio, o lazer, e em particular a energia, é hoje considerada um desígnio natural de Portugal, país que dispõe da maior Zona Económica Exclusiva da União Europeia com uma área cerca de dezoito vezes a sua parte terrestre”, salienta o WaveEC – Centro de Energia das Ondas.
O vice-presidente do Governo Regional da Madeira, João Cunha e Silva, e o secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, participam na sessão de abertura do seminário que conta com a participação de vários especialistas nacionais e estrangeiros e de membros da Agência Internacional de Energia.
O seminário desenvolver-se-á ao longo de quatro sessões que abordarão temas como a “Situação em Portugal das Energias Renováveis Offshore”; a “Utilização Económica do Mar com ênfase nas Regiões Ultraperiféricas”; “Iniciativas Internacionais” e “Mesa Redonda “Como Garantir um Futuro Promissor?”.
Fonte: RTP Açores