Social
Faial recebe 1.ª conferência internacional sobre a pesca de atum com recurso à arte de salto e vara

Faial recebe 1.ª conferência internacional sobre a pesca de atum com recurso à arte de salto e vara

Terá lugar na cidade da Horta, nos dias 16 e 17 de Outubro de 2017, a primeira Conferência Mundial de pescarias “one-by-one” de atum, realizada pela Direção Regional das Pescas, que contará com inúmeros especialistas de todo o mundo, num total de mais de 200 participantes.

A 1.ª Conferência Internacional sobre a pesca de atum com recurso à arte de salto e vara, a levar a cabo pela Direção Regional das Pescas, nos dias 16 e 17 de Outubro, na cidade da Horta, pretende juntar os representantes mundiais destas pescarias.
O evento, realizado em parceria com a Fundação Internacional de Salto e Vara (IPNLF), vai reunir líderes governamentais de vários países, bem como armadores, pescadores, associações do setor, comerciantes, indústria, investigadores e membros de organizações não-governamentais.
Espera-se a presença de mais de 200 participantes de 15 nacionalidades diferentes, como Cabo Verde, Senegal, África do Sul, Japão, Indonésia, Maldivas, Espanha, Alemanha, Itália, Reino Unido, Estados Unidos da América, França, Alemanha, Espanha, Canadá e Portugal.
As pescarias “one-by-one” (ObO) de atum (salto e vara, linha de mão) ocorrem em todo o mundo e são vários os mercados que estão interessados nos seus produtos por serem reconhecidas pela sua seletividade e sustentabilidade. Pretende-se promover a melhoria das condições de colocação no mercado dos produtos da pesca de salto e vara ou encontrar novos mercados, contribuir para a certificação e a promoção de produtos da pesca sustentáveis, incluindo de produtos provenientes da pequena pesca artesanal, e de métodos de transformação respeitadores do ambiente.
Através desta iniciativa regional, com projeção mundial, será adotada uma estratégia de comunicação e promoção, que sensibilize o público para os produtos da pesca sustentável, informando e sensibilizando para uma consciência e perspetiva crítica relativamente a aspetos de sustentabilidade dos recursos da pesca.
A conferência vai permitir ainda identificar, em conjunto, quais os desafios relativos à gestão desta forma de pescar, através da demonstração das especificidades inerentes às diversas pescarias mundiais ObO.
Com a presença de peritos que representam todos as fases da cadeia de produção pretende-se discutir quais as tendências dos mercados internacionais e quais as oportunidades.
Todos estes temas serão apresentados e discutidos nos vários painéis da conferência para que no final se possa concluir o certame com a certeza de que o sector da pesca de atum ObO fique mais unido e reforçado, preparando-se para responder às exigências crescentes dos mercados e sabendo instalar-se nos nichos disponíveis de forma mais eficiente. No final será assinada a “Declaração Açores para a pesca de salto e vara” um código de conduta para a pesca do Atum.
Esta iniciativa reveste-se de uma grande importância para todas a regiões que integram esta atividade pesqueira, em particular para os Açores, que tem a pesca de salto e vara como marco incontornável desde os anos 50 do século passado e que assume, ao promover e organizar esta conferência, uma posição fronteira e de liderança num contexto mundial.

Fonte: Tribuna das Ilhas

Deixe um Comentário