-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Ovas de ouriço podem ser ‘caviar’ da Madeira
A Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, através da Direção Regional de Pescas, assinou um acordo com a ARDITI – Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação Tecnológica e Inovação, que tem como base a criação de um projecto para valorização do ouriço-do-mar, com o apoio do Observatório Oceânico da Madeira da Direção Regional de Pescas e do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto.
O programa de trabalhos será primeiramente desenvolvido no Centro de Maricultura da Calheta onde serão mantidos os ouriços em cultura e realizados os diferentes testes de nutrição, crescimento e avaliação de qualidade das gónadas, produto final de valor comercial. Posteriormente serão realizados trabalhos de bioquímica laboratorial no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental. Numa fase final, serão realizadas acções de divulgação do produto com chefes de cozinha, com o intuito de incentivar e alargar o mercado deste produto gourmet.
Este projecto reveste-se de especial importância para a diversificação de produtos de alto valor acrescentado para a economia regional.
De referir que este produto que agora a Secretaria Regional de Agricultura e Pescas deseja desenvolver com êxito, é muito procurado em vários pontos da Europa e no Japão.
Fonte: Funchal Notícias