Social
Pescadores açorianos vão integrar frota madeirense a operar na Região

Pescadores açorianos vão integrar frota madeirense a operar na Região

O Secretário Regional do Mar, Ciência e Tecnologia afirmou, na Madeira, que o “quadro de colaboração” entre as direções regionais das pescas dos governos dos Açores e da Madeira “já está operacionalizado”.

Fausto Brito e Abreu salientou que serão emitidas licenças para que embarcações madeirenses que se dedicam à pesca de peixe-espada preto possam pescar nos Açores “embarcando alguns pescadores açorianos”, acrescentando que a frota atuneira da Região poderá também pescar atum com arte de salto e vara na Madeira, onde o Governo Regional pretende adotar gradualmente um programa de observadores das pescas inspirado Programa de Observação para as Pescas dos Açores (POPA).

O Secretário Regional do Mar falava sexta-feira, em Santa Cruz, no final de uma visita às instalações da IlhaPeixe, empresa que se dedica ao processamento e embalagem de pescado, sobretudo peixe-espada preto.

“[O peixe-espada preto] interessa porque é um recurso subaproveitado nos Açores”, frisou, acrescentando que “a tradição que existe há muitas décadas na Madeira poderá ser transmitida aos pescadores açorianos”.

Durante a visita, Brito e Abreu salientou também a valência da IlhaPeixe ligada à aquacultura, nomeadamente “o modelo integrado de investigação” no Centro de Maricultura e a produção de peixe “em grande escala” em jaulas ‘offshore’, bem como a capacidade de transformação de pescado para exportação.

Fonte: GaCS

1 Comentário neste artigo

  1. blank

    gente louca ainda mais louca quem vota neles.

    Responder

Deixe um Comentário