Social
Preços de venda em lota nos principais portos dos Açores divulgados via rádio VHF

Preços de venda em lota nos principais portos dos Açores divulgados via rádio VHF

A Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional das Pescas, em parceria com a Lotaçor e a Estação Costeira da Porto de Abrigo, está a promover uma ação de divulgação dos preços médios das principais espécies de pescado descarregado nos portos dos Açores.

A transmissão, via rádio VHF, de informação sobre o preço do pescado nas lotas da Região e sobre as espécies mais descarregadas, segundo o Diretor Regional das Pescas, pode “ser relevante para que os armadores ou os mestres possam ajustar as descargas, de acordo com o preço efetuado em cada uma das lotas” das nove ilhas do arquipélago.

Luís Rodrigues salientou que a iniciativa “procura divulgar junto dos profissionais do setor os melhores preços, por tamanho e calibre, que saem nas lotas de Ponta Delgada, Praia da Vitória e Horta”.

A abrótea, o alfonsim, o boca-negra, o cântaro, o cherne, o congro, o imperador, a melga, o peixão, o goraz e o safio são algumas das espécies selecionadas para esta campanha de divulgação que pretende contribuir para a valorização do pescado açoriano.

Diariamente, às 11h00, após o serviço de meteorologia da Estação Costeira, é divulgada a informação, atualizada à hora e fornecida pela Lotaçor, a todas as embarcações que se encontram no Mar dos Açores.

O Diretor Regional afirmou que esta iniciativa “traz vantagens aos pescadores porque lhes permite gerir a sua pescaria”, acrescentando que lhes fornece informação sobre a lota em que será “mais vantajoso descarregar para obter melhores rendimentos”, mas também sobre as espécies que “estão a ser mais valorizadas”.

Esta iniciativa enquadra-se na estratégia da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia para a promoção e a valorização do pescado, visando contribuir para o aumento do rendimento dos profissionais do setor, na medida em que os pescadores podem dirigir as capturas para espécies com melhor preço de primeira venda.

Deixe um Comentário