Social
Ilha Terceira // Radar meteorológico de Santa Bárbara avança ainda este ano

Ilha Terceira // Radar meteorológico de Santa Bárbara avança ainda este ano

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) vai lançar, até Junho desde ano, um concurso público para a instalação de um radar meteorológico na serra de Santa Bárbara.

A decisão de avançar com a instalação de um radar meteorológico na Terceira foi tomada durante uma reunião da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino com o presidente do IPMA, Miguel Miranda, que decorreu quinta-feira em Lisboa.

De acordo com Miguel Miranda, o concurso para a instalação do radar em Santa Bárbara deverá ser lançado até ao fim do primeiro semestre deste ano.
O custo estimado da instalação do radar em Santa Bárbara é de 1,5 a 1,8 milhões de euros, embora no Orçamento do Estado para este ano esteja inscrita para esse efeito uma verba de 200 mil euros.

O presidente do IPMA referiu que “as coisas estão a andar num bom sentido” no que se refere à instalação do radar meteorológico de Santa Bárbara.
“Mal esteja resolvida a questão de saber quais os equipamentos que os americanos vão deixar será lançado o concurso. Temos que saber com o que podemos contar daquilo que existe em Santa Bárbara”, afirmou.

Enquanto aguarda por informações sobre quais os equipamentos que as autoridades norte-americanas pretendem deixar nas instalações em Santa Bárbara, o IPMA vai efectuar contactos com fornecedores para adquirir material para o novo radar meteorológico.

O único radar meteorológico que existe nos Açores funcionou até ao ano passado em Santa Bárbara e foi instalado pelos militares norte-americanos.

Para além de servir para fornecer dados meteorológicos para a Base das Lajes o IPMA também tinha acesso aos mesmos para a elaboração da previsão do estado do tempo nos Açores.

No entanto, a linha de dados que ligava o radar de Santa Bárbara com a delegação dos Açores do IPMA foi desligada sem qualquer comunicação prévia.

Posteriormente, os militares norte-americanos comunicaram a intenção de desmantelar as instalações de Santa Bárbara. Apesar do IPMA ter manifestado interesse em ficar com algum do material que estava instalado em Santa Bárbara, as autoridades norte-americanas não acederam a esse pedido por razões não reveladas.

No que se refere à instalação de um radar meteorológico em São Miguel, o presidente do IPMA admite que vai ocorrer “mais tarde”.

O Orçamento de Estado tem inscrito uma verba de 50 mil euros que deverão ser utilizados pelo IPMA para a realização de estudos tendo em vista a escolha do local e a definição do tipo de equipamentos a instalar em São Miguel.

Fonte: CA/DI

Deixe um Comentário