Social
Rendimento da pesca nos Açores cai 22,5%

Rendimento da pesca nos Açores cai 22,5%

O rendimento da pesca descarregada em lota nos portos dos Açores sofreu uma quebra de 22,5 por cento nos primeiros oito meses deste ano, face ao mesmo período de 2011, revelou hoje do Serviço Regional de Estatística (SREA).

Segundo o SREA, a diminuição dos rendimentos da pesca em primeira venda nas ilhas reflete tanto a redução em 14,3 por cento no volume de pescado descarregado como a diminuição do valor médio de licitação alcançado.

Entre janeiro e agosto, o pescado vendido em lota nas ilhas rendeu cerca de 30 milhões de euros, contra 38,7 milhões no período homólogo de 2011.

Nos primeiros oito meses deste ano, foram descarregadas nas ilhas 11 mil toneladas de pesca, menos cerca de 1,9 mil do que entre janeiro de agosto do ano passado.

A redução nos rendimentos do setor das pescas resulta sobretudo da falta de bonito no mar dos Açores.

José António Fernandes admite que há armadores açorianos que vão passar por dificuldades.

Ouvir aqui

Fonte: RTP Açores

2 Comentários neste artigo

  1. blank

    Sim vão passar dificuldades alias já estão porque se não pescaram já esta em falta esse dinheiro em casa assim como as companhas que não recebem como deveriam e trabalharam alias trabalhasse tanto no mar e recebesse uma miséria talvez por isso mesmo já estejam a desistir de passar privações no mar gastasse muito dinheiro para fazer uma maré e alem das condições atmosféricas temos as marés a disposição do mestre entre avarias e reboques entre apanhar e não apanhar peixe… pois para muitas pessoas ir para o mar é a mesma coisa que ir as compras onde apanhasse o que se quer e a quantidade que se deseja é um tirar da prateleira pois isso não é assim cada vez há menos peixe cada vez há mais lixo no mar cada vez é mais difícil pescar nestes nossos mares onde são por vezes explorados até mais não mas não é pelos pescadores dos açores ou até que Sá da ilha mais próxima esse peixe não chega as ilhas é MORTO E VENDIDO e pouco põe o pé na ilha alias esse peixe é capturado e comprado pela mesma pessoa ou parceria …

    Responder
  2. blank

    Lusa errou

    Rendimentos da pesca
    com quebra de 0,7%

    O rendimento da pesca descarregada em lota nos portos açorianos diminuiu 0,7% entre janeiro e agosto deste ano, face ao mesmo período de 2011, e não 22,5%, conforme referiu a Lusa numa notícia divulgada ontem e que posteriormente corrigiu.

    Numa nota emitida ontem pelo Gabinete de Apoio à Comunicação Social, o subsecretário regional das Pescas refere que, “segundo dados confirmados pelo Serviço Regional de Estatística (SREA), o rendimento da pesca descarregada em lota nos portos dos Açores sofreu uma quebra de apenas 0,7% nos primeiros oito meses deste ano, face ao mesmo período homólogo de 2011”. Segundo Marcelo Pamplona, “esta ligeira diminuição dos rendimentos da pesca em primeira venda reflete a redução no volume de pescado descarregado, sobretudo devido à escassez da espécie bonito nos mares dos Açores”.
    Embora o erro tenha sido da Lusa, DI apresenta desculpa aos leitores pela incorreção.

    PERGUNTA-SE COMO É QUE O PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DAS PESCAS DOS AÇORES, FAZ DECLARAÇÕES SEM SEGUER TER VERIFICADO OS NUMEROS APONTADOS PELA “LUSA”.

    ASSIM VÃO AS PESCAS!!!!!!!

    Responder

Deixe um Comentário