Social
SIC suspende programa ‘Golfinhos com as Estrelas’

SIC suspende programa ‘Golfinhos com as Estrelas’

O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) enviou um parecer desfavorável ao Presidente do Conselho de Administração do Zoomarine. Direção Geral de Alimentação e Veterinário também deu parecer negativo.

O programa Dolphin with Stars, que ia começar a ser gravado amanhã no Zoomarine, foi suspenso pela SIC. Foi através de um comunicado que a SIC deu a conhecer a decisão. “A SIC tomou conhecimento hoje, dia 18 de maio, de um parecer enviado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) ao Presidente do Conselho de Administração do Zoomarine sobre o programa Golfinhos com as Estrelas, o qual é ‘desfavorável'”, pode ler-se no início do comunicado.

Mas houve mais motivos que levaram à suspensão do formato. “A SIC foi também informada de um projeto de parecer ‘negativo’ emitido pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária relativamente ao mesmo programa. Face a estes pareceres, a SIC decidiu suspender de imediato a produção do programa, já em curso”.

Agora, a estação de Carnaxide aguarda para saber se irá ou não retomar a produção de Dolphin with Stars. “A SIC está a analisar a fundamentação do ICNF para este parecer “desfavorável” e decidirá a seu tempo de eventuais iniciativas no plano jurídico”.

Ainda no mesmo documento, a SIC esclarece que “iniciou a produção de Golfinhos com as Estrelas após ter obtido autorização do Zoomarine, que nunca invocou qualquer limitação legal aos conteúdos definidos e acordados do programa”. O comunicado prossegue alengando que tanto a estação como a produtora, a Shine Iberia, “acederam a todas as solicitações feitas, nomeadamente no reforço das componentes científicas e pedagógicas do programa, que sempre foram e são a intenção do Golfinhos com as Estrelas”.

Antes de ter sido conhecida a suspensão do programa, o partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) tinha enviado um comunicado a pedir a suspensão do programa. “O PAN acaba de intentar uma providência cautelar contra a empresa Mundo Aquático, proprietária do parque aquático Zoomarine, em Albufeira, com o pedido de suspensão imediata da utilização de fauna selvagem no âmbito das gravações do programa Dolphins with Stars, em português Golfinhos com as Estrelas e até emissão do relatório do parecer da Comissão de Ética e Acompanhamento de Parques Zoológicos”.

Fonte: Diário de Notícias

Deixe um Comentário