-
Pesca comercial pode reduzir diferenciação genética nos peixes a nível mundial - 4 Fevereiro, 2021
-
Moçambique, submarinos, faróis, náufragos: breve resumo do longo currículo de Gouveia e Melo, o novo coordenador do plano de vacinação - 4 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores assegura transporte de 225 toneladas de bens e combustíveis à ilha do Corvo - 4 Fevereiro, 2021
-
Nova presidente da Lotaçor defende privatização da Santa Catarina - 3 Fevereiro, 2021
-
Catarina de Lacerda Martins, Presidente do Conselho de Administração da Lotaçor, auscultada durante a Comissão de Economia - 3 Fevereiro, 2021
-
PS/Açores saúda posição assumida pelo Presidente do Parlamento dos Açores sobre a fiscalização da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
Parlamento dos Açores propõe a Ferro Rodrigues colaboração na defesa da Lei do Mar - 3 Fevereiro, 2021
-
A Iniciativa Liberal quer um novo rebocador para o porto de Ponta Delgada - 3 Fevereiro, 2021
-
Governo dos Açores avança com apoio excecional aos profissionais da pesca - 2 Fevereiro, 2021
-
Catarina Lacerda Martins é a nova Presidente da Lotaçor - 1 Fevereiro, 2021
Vasco Cordeiro recebe Comissário Europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas
O Presidente do Governo destacou hoje a disponibilidade e o interesse demonstrados pelo Comissário Europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas para analisar e aprofundar o seu conhecimento sobre a realidade dos Açores, nomeadamente no caso do setor das Pescas, que atravessa um “momento particularmente difícil”.
“Tivemos uma reunião muito útil e produtiva, sobretudo porque notei da parte do Senhor Comissário uma disponibilidade para ouvir, analisar e, no fundo, para conhecer melhor aquelas que são as pretensões e a realidade da Região Autónoma dos Açores nos assuntos que têm a ver com as suas áreas, em concreto, em relação às Pescas”, afirmou Vasco Cordeiro.
O Presidente do Governo falava, em Ponta Delgada, após ter recebido o Comissário Karmenu Vella, no início de uma visita oficial de dois dias aos Açores, na sequência do convite feito no início de março por Vasco Cordeiro, cumprindo um programa paralelo à realização da 6.ª Conferência da Comissão Europeia sobre Planeamento Espacial Marítimo.
“O setor das Pescas atravessa, nos Açores, um momento particularmente desafiante. Há um conjunto de matérias que têm sido colocadas em cima da mesa, algumas das quais têm a intervenção da Comissão Europeia”, recordou o Presidente do Governo, ao salientar a disponibilidade de Karmenu Vella para, em conjunto com o Governo dos Açores, trabalhar “no sentido de se garantir as melhores soluções, naturalmente, dentro do enquadramento de funções de cada um”.
Vasco Cordeiro salientou, por outro lado, a importância desta visita de dois dias à Região do Comissário Vella, acompanhado pelo Diretor Geral para os Assuntos Marítimos e Pescas, João Aguiar Machado, por permitir constatar ‘in loco’ e conhecer de forma direta, não apenas a questão das Pescas, mas também um conjunto de outras áreas relacionadas com o Ambiente e com os Assuntos Marítimos.
Após a audiência, realizou-se, também em Ponta Delgada, uma reunião da Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas da Europa (CRPM), órgão de cooperação inter-regional presidido por Vasco Cordeiro, para abordar com Karmenu Vella as prioridades destas regiões quanto à Política Marítima Europeia.
Vasco Cordeiro foi eleito, em setembro de 2014, Presidente da CRPM, organização de cooperação inter-regional que integra cerca de 150 regiões de 28 estados europeus, agregando cerca de 200 milhões de cidadãos.
Ainda hoje, o responsável da Comissão Europeia reúne-se com representantes açorianos dos setores das Pescas, do Mar e do Ambiente e, ao início da tarde, preside, em conjunto com Vasco Cordeiro, à conferência internacional ‘Maritime Spatial Planning Worldwide’, na Universidade dos Açores.
Na sexta-feira, o Comissário Europeu para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas terá oportunidade de visitar a LOTAÇOR, o ilhéu de Vila Franca, onde será feita uma apresentação sobre o projeto LIFE ‘Safe Islands for Seabirds’, e, ainda, a fábrica da COFACO e o Porto de Rabo de Peixe.
Fonte: GaCS