-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Primeiro-Ministro chinês faz escala técnica de dois dias na ilha Terceira
O primeiro-ministro da República Popular da China, Li Keqiang, fará uma escala técnica na ilha Terceira,esta segunda-feira e amanhã onde irá reunir-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros.
De acordo com o Gabinete do Representante da República para a Região Autónoma dos Açores, está previsto que o primeiro-ministro chinês e a sua comitiva, que viajam de regresso à China após uma visita a Cuba, aterrem nas Lajes na segunda-feira, por volta das 20:30 (hora local, mais uma em Lisboa).
Deverão apresentar cumprimentos a Li Keqiang o representante da República, o ministro dos Negócios Estrangeiros, o presidente do Governo Regional dos Açores, os autarcas de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, o secretário de Estado da Internacionalização e o embaixador da República Popular da China em Portugal.
O primeiro-ministro chinês terá uma reunião de quinze minutos com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, na Base Aérea nº4, nas Lajes, dirigindo-se depois para Angra do Heroísmo, onde assistirá a um concerto na principal praça da cidade.
Na terça-feira, Li Keqiang deverá visitar os principais pontos turísticos da ilha Terceira durante a manhã, partindo por volta das 17:00 com destino a Pequim.
Em julho de 2014, esteve também na ilha Terceira o presidente da República Popular da China, Xi Jinping, durante cerca de oito horas, numa escala entre o Chile e Pequim.
Xi Jinping reuniu-se com o vice-primeiro-ministro, na altura, Paulo Portas, durante quase uma hora, tendo visitado depois a cidade de Angra do Heroísmo.
À saída do encontro, ninguém da comitiva chinesa se pronunciou, mas o vice-primeiro-ministro disse que tinha sido discutido o reforço das relações económicas entre os dois países e a cooperação no âmbito da economia do mar.
Em junho deste ano, o presidente do Governo Regional dos Açores, recebeu, em Ponta Delgada, o ministro do Mar da China, Wang Hong, que destacou, no final da reunião, o “potencial” dos Açores na área do mar, considerando que existiam condições para desenvolver a cooperação com a região a esse nível.
No âmbito dessa cooperação, em maio deste ano, cerca de duas dezenas de investigadores de institutos da China e da Universidade dos Açores participaram num ‘workshop’ de cooperação científica, na área das ciências do mar.
Já em 2012, tinha estado na ilha Terceira o primeiro-ministro chinês da altura, Wen Jiabao, acompanhado por uma comitiva de mais de 100 pessoas, numa escala técnica entre o Chile e a China, que demorou cerca de cinco horas.
Fonte: Açoriano Oriental