-
Procissão e Cortejo Náutico Nossa Sra da Guia na cidade da Horta - 30 de Julho, 2024
-
Fecho da quota de pesca de Atum-Patudo - 8 de Maio, 2024
-
Aviso de fecho da quota de bycatch de Atum Rabilho - 8 de Maio, 2024
-
Capturas acessórias de atum patudo - 26 de Abril, 2024
-
Restrições ao exercício da pesca dirigida ao atum-patudo - 26 de Abril, 2024
-
Fecho da quota de Atum Rabilho - 18 de Abril, 2024
-
Pescadores dos Açores estão preocupados com novas áreas marinhas protegidas e pedem revisão - 31 de Agosto, 2023
-
Semana do Mar 2023: Cortejo Náutico Nossa Senhora da Guia - 4 de Agosto, 2023
-
Fecho da quota do Espadarte - 7 de Junho, 2023
-
Fecho da pesca de Atum Patudo - 2 de Junho, 2023
Região adquire mais de 12 mil caixas para pescado por ano
O Governo dos Açores, através da Lotaçor, SA, adquiriu nos últimos cinco anos 62 mil caixas para pescado, que faculta a compradores e profissionais da pesca, num valor global de 322 mil euros, o que corresponde, em média, à compra de 12.400 caixas por ano.
Segundo nota do GACS, este é um dos serviços disponibilizados ao setor pela empresa que gere a rede de lotas e entrepostos de frio dos Açores, contribuindo, não só para melhores condições no exercício da atividade, como para a sua rentabilidade ao assumir este custo
Desta forma, a Secretaria Regional dos Recursos Naturais apela, a todos os utilizadores das caixas de pescado para que façam uma correta utilização e devida devolução das mesmas, por forma a que não se verifique falta destes meios, prejudicando outros pescadores e compradores.
Por outro lado, através da Direção Regional das Pescas e da Lotaçor, SA, estão a ser analisados os termos de utilização futura das caixas de pescado, atualmente facultadas gratuitamente nas lotas dos Açores.
A Lotaçor possui 47 máquinas de gelo dispersas pelos portos e lotas da Região, com uma capacidade de produção diária de 179 toneladas.
Na referida nota pode ler ainda que a Lota de Ponta Delgada, onde está implementado o sistema HACCP, que garante todos os procedimentos de higiene, qualidade e segurança alimentar, a central de máquinas de gelo (composta por quatro máquinas) tem uma capacidade de produção diária de 40 toneladas e de 50 toneladas de armazenagem.
Fonte: AçorianoOriental
3 Comentários neste artigo
jovem pescador
eu ja vi com rasao para as cabras comerem…
PEREIRA
HEHEHEHEHE……..DEVIA SER UM LAVRADOR….PESCADOR……HEHEHEHHEEE
Antão
Tenho uma caixa antiga da Lotaçor, daquelas cinzentas,foi-me oferecida há um mês e tal por um lavrador…Das actuais (azuis)ao dar-se a volta à ilha vê-se por vezes as mesmas em casas cujos donos não têm nada a ver com as pescas.Tenho barco Há mais de trinta anos e nunca vi uma caixa que seja na minha casa…Vá lá saber-se porquê!